Prefeitura começa a preparar o Centro de Florianópolis para o Carnaval
11/02/2020
Prevista para março, conclusão do novo acesso ao Sul da Ilha deve ficar para abril
11/02/2020

Usina hidrelétrica centenária que abasteceu a Grande Florianópolis pode ser reativada

Localizada no bairro Colônia Santana, em São José, a UHE (Usina Hidrelétrica) do Maruim, foi a primeira da Grande Florianópolis e a segunda de Santa Catarina a ser instalada. Desativada desde o início da década de 1970 quando Biguaçu, São José e a Capital passaram a ser abastecidas pela Usina Termelétrica de Capivari, a usina poderá ser reativada pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

O projeto de restauração do prédio centenário – tombado desde 2005 pela prefeitura como patrimônio histórico de São José – e da reativação da usina com algumas adaptações e troca de tubulações corroídas pelo tempo se arrasta desde 2010 e continua sem previsão de quando as engrenagens voltarão a funcionar e a gerar energia elétrica.

“A aprovação do projeto depende de órgãos externos que têm seus próprios prazos, por isso não temos como estimar uma data”, argumenta a engenheira Estela Christina Muller, do Departamento e Engenharia e Projeto da Celesc.

(Confira matéria completa em ND, 11/02/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *