Acif reforça apoio à reforma da Previdência em SC
11/02/2020
Projeto aprovado altera limites do parque do maciço do Morro da Cruz
12/02/2020

Roda-gigante itinerante de Florianópolis tem energia cortada após Celesc confirmar “gato”

Da coluna de Renato Igor (DC, 11/02/2020)

A roda-gigante itinerante instalada na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, estava ligada em um “gato” de energia elétrica. A denúncia partiu do vereador Afrânio Boppré (PSOL). O parlamentar trouxe o caso em suas redes sociais e no plenário da Câmara de Vereadores. “Fiz a denúncia depois de constatar pessoalmente a ligação direta na rede pública de energia, sem nenhum tipo de controle ou registro”, disse o vereador em sua página na internet.

A Celesc admitiu a conexão irregular e se manifestou em nota oficial:

“Para garantir a segurança da população, a Celesc desligou nesta terça (11), a energia da Roda Gigante montada na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O fornecimento de energia estava irregular, sem autorização da Celesc. Técnicos da Companhia e da Prefeitura Municipal de Florianópolis estão reunidos neste momento para discutir a situação. Será necessário montar um padrão de energia para que a energia seja restabelecida.”

Falha administrativa, diz secretário

O secretário de Esporte, Cultura e Juventude de Florianópolis, Ed Pereira, admite que houve uma falha administrativa. Segundo ele, a empresa responsável pela roda-gigante fez o pedido no Pró-Cidadão que encaminhou a solicitação para a SQE Luz, responsável pela manutenção da iluminação pública em Florianópolis.

— Esse foi o erro. O Pró-Cidadão fez o pedido para a SQE Luz, quando deveria ter feito o pedido também para a Celesc. O correto é pegar o protocolo no Pró-Cidadão e com o alvará ir na Celesc. Nós achávamos que a roda-gigante iria funcionar com gerador próprio. Importante o alerta do vereador, mas sinto falta de uma visita dele também para discutir outros temas importantes para a cidade em minha área — disse o secretário.

Ainda segunda a prefeitura, a roda-gigante está funcionando normalmente nesta terça-feira.

Proprietário da empresa Parque de Diversões Rei do Park, responsável pela roda-gigante, André Martins disse na noite desta terça que contratou um profissional para fazer o serviço terceirizado, com solicitações e ligação de luz.

— Não sei se foi falta de comunicação ou própria inexperiência, mas ele realizou a solicitação para a SQE Luz e não para a Celesc. Estava em funcionamento, com toda a documentação necessária, quando um vereador acusando de gato. Liguei para o profissional, ele falou com prefeitura, tem documentação. Como é pedido temporário, não havia necessidade de colocar relógio, como vereador alegou. Desligaram energia, teve reunião, não teve nada de roubo de energia, a Celesc voltou e fez a medição, não há necessidade. Eu não pagaria R$ 8 milhões em um equipamento daquele para roubar energia. Eu gosto da cidade, quero ajudar, fazer a parte social, não estaria cobrando ingresso e fazendo isso. Fiquei triste por ser uma briga política. A cidade abraçou, vamos continuar trabalho — disse Martins.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *