Bicicletas compartilhadas que circulavam em Florianópolis vão virar material reciclado
03/02/2020
Como o Sebrae impulsiona o ecossistema de inovação de SC
03/02/2020

Presidente da Fiesc vê cenário preocupante devido ao coronavírus

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 03/02/2020)

Os impactos negativos na economia catarinense em função do novo coronavírus ainda não são possíveis de prever, mas o cenário que se mostra é preocupante, reconheceu o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. O tema foi abordado na reunião da diretoria da entidade sexta-feira. Ele lembrou que até o momento somente viagens de pessoas da China foram suspensas, mas o transporte marítimo continua.

– O problema preocupa porque não se sabe a gravidade da situação. A China é muito fechada. É um país que está em primeiro ou segundo lugar na pauta dos produtos exportados por Santa Catarina. Havendo impacto maior, poderá prejudicar fortemente toda a economia mundial, mas notadamente Santa Catarina porque somos grandes fornecedores de produtos para a China – explicou Aguiar.

Como o problema não depende da ação do governo do Estado ele disse que torce para que as pessoas competentes possam resolver isso o mais rápido possível e esclarecer a opinião pública sobre o que está ocorrendo e quais são as questões preventivas para que esse problema não aumente.

– Algumas pessoas estão prevendo redução de mais de um ponto porcentual no PIB Chinês. Isso vai afetar a economia mundial. Esperamos que o impacto seja o menor possível, mas não sabemos ainda a gravidade do problema –alertou ele.

Sobre a alta do dólar, Aguiar mostrou preocupação com a alta inesperada.

– Esses movimentos de alta e baixa do dólar no curto prazo nunca são benéficos. Podem ser bons para exportadores, mas prejudicam a economia como um todo – comentou o industrial.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *