Reforma do Largo da Alfândega resgata parte importante da história de Florianópolis
10/02/2020
Cresce ocupação hoteleira na Grande Florianópolis
10/02/2020

Os arquitetos responsáveis pelo projeto de reforma do Largo da Alfândega, em Florianópolis

Da coluna de Anderson Silva (DC, 09/02/2020)

Inaugurado na manhã deste sábado, o projeto arquitetônico do Largo da Alfândega, em Florianópolis, foi criado pelo grupo do “Ateliê da Cidade” há seis anos com uma oficina de criação dentro do Instituto de Planejamento Urbano da Capital (Ipuf). Os responsáveis pelo desenvolvimento foram os arquitetos César Floriano, Evandro Andrade e Elom Alano, junto com a equipe de estagiários.

Floriano compartilhou em sua página no Facebook o processo de criação do projeto que chamou a atenção, principalmente, por trazer uma referência às rendeiras no teto da área coberta da reforma. Segundo ele, o projeto executivo foi desenvolvido pelo escritório Occa Arquitetas Associadas. A maior parte da verba para a reforma do Largo da Alfândega veio do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), com a coordenação da obra feita pela prefeitura da Capital.

Ao todo, a obra ocorreu em uma área de 13.865 metros quadrados, incluindo parte das ruas Deodoro e Conselheiro Mafra. O custo foi de R$ 9,5 milhões. Segundo texto de Floriano, o projeto se estrutura em três linhas básicas: conceito, referências e contexto. “O conceito adotado foi de espaço público enquanto lugar de vivência urbana e obra de Arte Pública. Como referência trabalhamos a imagem das ondas do mar e a renda de Bilrros Tramóia como imagem dominante. Quanto ao contexto partimos do lugar e seus usos, como a feira e vendas de artesanato e cerâmica como elementos fortes”, explicou o arquiteto.

A história da região do Largo foi fundamental com a borda do antigo cais mantida no espelho d’água e o grande deck de madeira em frente ao edifício da Alfândega para relembrar o trapiche ali existente. Todo o piso foi feito de granito. No pavilhão “ondas de rendas”, há um deck todo em jatobá e coberto com uma malha metálica em aço.

“Está composto por dois blocos, o primeiro junto a Alfandega está equipada para duas lanchonetes e café e a segunda forma a loja de cerâmica, artesanato indígenas, banheiros e posto policial. Os blocos estão construídos em estrutura metálica, vidro e teto verde. No Largo foi mantido uma grande área para montagem da feira e grandes coberturas para festas e eventos”, detalhou Floriano, coordenador da equipe de criação do Ateliê da Cidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *