Ministério Público de Contas notifica prefeituras e pede cautela com gastos no Carnaval
21/02/2020
Florianópolis se apronta para o Carnaval e prédios históricos são isolados
21/02/2020

Ação do Trato Pelo Capivari resulta em lacres, autuações e multa por esgoto irregular

Atendendo a denúncias da população local, o Trato Pelo Capivari efetuou na manhã de quinta (19/02), em ação com apoio da Vigilância em Saúde, dois lacres, três autuações e uma multa por esgoto irregular no bairro dos Ingleses, Norte da Ilha. As casas e os condomínios que sofreram as penalidades apresentavam, dentre as irregularidades encontradas pelo programa, esgoto conectado na rede pluvial e extravasamento de fossa em via pública.

Os lacres foram realizados em duas casas da Servidão Domingos Luiz dos Santos. Ambas lançavam esgoto na rede pluvial, que, neste endereço, deságua diretamente no Rio Capivari. O lacre cessa imediatamente a poluição causada pela ligação irregular e agiliza o processo de regularização por parte do morador.

Com fossa extravasando na via pública, três condomínios — na Servidão Ayrton Senna, Rua Abelardo Manoel dos Santos e Servidão Domingos Luiz dos Santos — foram autuados por fiscal da Vigilância em Saúde que acompanhava a equipe do Trato. Os imóveis têm 72 horas para sugar o conteúdo da fossa, interromper o lançamento e adequar o sistema de tratamento. Se descumprirem o prazo, os proprietários serão multados.

Este foi o caso de um condomínio localizado na Rua Paulina Marques dos Santos. Autuado por extravasamento de fossa, o imóvel não resolveu o problema no prazo estipulado. O Trato Pelo Capivari, então, retornou ao endereço com a Vigilância em Saúde, que emitiu no ato multa no valor de R$ 500,00 por apartamento.

A ação de hoje, com lacres, autuações e multa, teve como base informações fornecidas por moradores dos Ingleses. O Trato Pelo Capivari abriu, em janeiro, canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a demanda expressa da população do bairro. As denúncias são filtradas, catalogadas e atendidas por equipe voltada especificamente a tal fim, em inspeções que contam com o apoio de fiscais da Floram e da Vigilância em Saúde. O telefone para contato, que deve ser feito exclusivamente por mensagens de WhatsApp, é (48) 99123-1123.

Além disso, os 22 técnicos do Trato Pelo Capivari realizam inspeções diárias, de segunda a sábado, em casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelo bairro do Norte da Ilha, a partir de agendamentos e da definição prévia de ruas específicas para atuação.

Iniciado em dezembro, o programa realizado pela Casan, com participação da Prefeitura de Florianópolis, pretende fazer uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, ao longo de oito meses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

(Casan, 20/02/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *