SOS Caridade
14/01/2020
Governo do Estado estuda propostas para revitalizar o entorno da Ponte Hercílio Luz
14/01/2020

UFSC na mídia: ferramenta permite mapeamento da linha de costa de regiões litorâneas

Um grupo de pesquisadores brasileiros está desenvolvendo uma ferramenta para mapeamento e análise de variação da linha de costa, um indicador amplamente utilizado em zonas costeiras que possibilita o planejamento adequado face à ocupação do litoral. Denominado Cassie (Coastal Analysis via Satellite Imagery Engine), o aplicativo é resultado do projeto Baysqueeze, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que conta com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A iniciativa foi notícia no site do CNPQ.

O software tem código aberto, acesso livre e permite o mapeamento automático da posição da linha de costa (limite entre o mar e a terra) e sua análise para qualquer região do planeta. Assim, o Cassie oferece a possibilidade do desenvolvimento de estudos que visem a uma análise histórica da tendência evolutiva da linha de costa em qualquer região do litoral brasileiro.

Clique aqui para ler o texto na íntegra

(UFSC, 13/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *