Tango, atrações infantis e aula de zumba na agenda cultural na Ponte Hercílio Luz
24/01/2020
Patinetes e bikes: prefeitura de Florianópolis vai lançar edital para novas empresas
24/01/2020

Rampa de passarela é interditada em Florianópolis; força-tarefa vai discutir agendas de manutenção

Rampa de acesso foi interditada pela Defesa Civil (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

A Defesa Civil de Florianópolis interditou um dos acessos à passarela de pedestres na Avenida da Saudade, no bairro Trindade, via que dá acesso à SC-401.

A parte interditada envolve apenas uma das quatro rampas que dão acesso à estrutura de travessia. A rampa fica no lado direito da avenida, no sentido da Beira-Mar Norte em direção à SC-401, e tem saída voltada para o lado da Beira-Mar. A passarela continua liberada e pode ser acessada por pedestres pelas outras três rampas existentes – uma no mesmo lado da via e as outras duas no lado oposto.

O diretor de Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, explica que o motivo da interdição foi a oxidação de parte da rampa. Segundo ele, a vegetação de mangue fica em contato direto com parte da rampa, feita de aço patinável. Isso teria acelerado o processo de degradação daquele trecho.

– A umidade que vem da vegetação está encostando diretamente na estrutura e ocasionou a aceleração dessa degradação nesses pontos. O material tem um sistema diferenciado, mas não pode ficar exposto da forma que está. As partes onde não há vegetação encostando não têm essa oxidação – explica.

A Defesa Civil solicitou a poda das árvores que ficam em contato direto com a rampa e também a troca das partes comprometidas. No entanto, o diretor alerta que o problema afeta apenas a rampa que teve a passagem interditada. As outras três rampas e a passarela em si estão em condições normais e podem ser utilizadas normalmente por pedestres e ciclistas que circulam pelo local.

A Secretaria de Infraestrutura informa que finalizou o projeto e lançou o edital para recuperação do trecho interditado. O início dos serviços depende da conclusão do processo licitatório.

A manutenção de pontes e passarelas é discussão antiga em Florianópolis. Em novembro de 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) estipulou prazo para que a prefeitura de Florianópolis resolvesse problemas em 14 pontes e passarelas de responsabilidade do município. Na ocasião, o tribunal vistoriou pontos e solicitou que o município elaborasse um plano de ação para reparo das estruturas.

O TCE-SC informou que a prefeitura apresentou relatório de obras feitas no município somente em outubro do ano passado. Apesar de fora de prazo, a apresentação dos documentos foi autorizada pelo relator. Agora, essa documentação será avaliada pelo órgão de controle, que deve se posicionar sobre as ações de manutenção informadas pelo município, se atendem ao que era solicitado pelo TCE-SC.

Força-tarefa do MP-SC vai discutir manutenção de passarelas
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) também acompanha o assunto. No início desse mês, foi formada uma força-tarefa com participação também da Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura do Estado e outros órgãos. A intenção do grupo é acompanhar justamente a manutenção de pontes, passarelas e trapiches da cidade.

A primeira reunião da força-tarefa está marcada para a segunda-feira (27). A interdição da rampa da passarela da Avenida da Saudade deve ser um dos assuntos debatidos.

(NSC, 23/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *