Concurso da ONU busca inovações que combatam poluição nos oceanos
15/01/2020
Prefeitura de Florianópolis promove o concurso de “Marchinhas” de Carnaval
15/01/2020

PF combate pesca ilegal na Baía Norte, em Florianópolis e região metropolitana

A Polícia Federal deflagrou nesta terça (14) a Operação Tangoneiros, cuja finalidade é desarticular grupo criminoso envolvido com a pesca ilegal de camarão, na modalidade de arrasto, praticado nas águas da Baía Norte, em Florianópolis e região metropolitana.

Um grupo de 26 policiais federais está dando cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão, em Biguaçu e Governador Celso Ramos, os quais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis.

A partir do aprofundamento das investigações iniciadas em 06/06/2019, com a prisão em flagrante de um indivíduo pelo crime de pesca proibida, restou demonstrado que um grupo de pessoas se associou de forma estável para a prática de tal modalidade de pesca ilegal.

Tal grupo utilizava pessoas como “olheiros” para acompanhar e divulgar a movimentação de veículos e embarcações da Polícia Federal e dos órgãos de fiscalização ambiental e, por meio de um aplicativo de comunicação, difundir tais informações entre os pescadores que atuavam associados, dificultando, assim, a atuação do poder público.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes previstos nos arts. 34 e 69 da Lei nº 9.605/98 (pesca proibida e embaraço à fiscalização, respectivamente) e no art. 288 do Código Penal (associação criminosa).

(Informe Floripa, 14/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *