Prefeitura de Florianópolis quer assumir gestão das orlas nas praias
22/01/2020
O que pensa o ministério da Infraestrutura sobre a ação da Fecam contra o edital da BR-101
22/01/2020

Moradores da Lagoa da Conceição criticam ausência do poder público no bairro

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 22/01/2020)

A Prefeitura Municipal de Florianópolis lançou edital inédito na área da segurança pública. Abriu prazo para que pessoas físicas e jurídicas possam ceder câmeras especiais que passarão a integrar o sistema de segurança da Capital, monitorado em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

O uso de câmeras de segurança na cidade já revelou seus aspectos positivos tanto no combate a criminalidade quanto no controle do trânsito, coibindo abusos e infrações de motoristas.

Estas informações foram dadas pelo secretário da Segurança do município, professor Alceu de Oliveira Pinto Junior, durante reunião da Amola (Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição), realizada nesta terça-feira a noite.

O encontro teve a presença do promotor de Justiça Daniel Paladino, de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, todos convidados para tratar de medidas para combater a desordem na Lagoa da Conceição.

Multiplicaram-se na atual temporada o tráfico de drogas, os abusos no trânsito com falta de mobilidade, a venda irregular pelos ambulantes, desrespeito com a lei do silêncio e outros problemas.

O secretário de Segurança do Município e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar destacaram que os índices de criminalidade caíram no ano passado no Brasil, em Santa Catarina e também em Florianópolis, graças à integração dos órgãos de segurança.

O promotor Daniel Paladino destacou a importância da participação da comunidade na solução dos problemas, citando as intervenções pontuais em alguns pontos da cidade com sérios problemas de segurança, como a avenida Hercílio Luz e o Pantanal.

Após a reunião o promotor de Justiça anunciou a constituição de uma força tarefa aqui na Capital para fiscalizar a manutenção do patrimônio público. Edifícios e monumentos públicos receberão inspeção de técnicos e engenheiros do Crea, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Estas ações terão por objetivo evitar o que aconteceu com as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos que ficaram décadas sem qualquer manutenção, com riscos para a própria segurança dos usuários.

A primeira reunião desta força tarefa vai acontecer na próxima segunda-feira, às 15h.

No encontro desta terça-feira da Amola as principais críticas foram dirigidas contra a ausência da Prefeitura de Florianópolis na fiscalização das irregularidades e na execução de obras e serviços.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *