Uma ponte para as oportunidades
06/01/2020
As grandes interrogações da era
06/01/2020

Eu quero a Ponte VIVA!

Artigo de Maryanne Mattos
Ex-secretária de Segurança Pública de Florianópolis e Guarda Municipal

Como queremos a nossa cidade? Pergunto isto porque revivendo o uso da Ponte Hercílio Luz, passei a refletir que cidade queremos para o futuro. Florianópolis tem seguido uma tendência de ter mais espaços para pedestres, ciclistas e modais alternativos de transportes, como patinetes. Logo, será que é nesta Ponte que está a solução para a mobilidade da cidade ou está a chave para uma cidade mais viva, ativa e feliz, com autoestima elevada? Lugares com mais carros e trânsito de veículos são mais frios; distanciam as pessoas; tiram cor e vida do lugar onde vivemos.

Ao ver a ponte aberta novamente, as pessoas, com sede de se apropriarem desse bem público, dominaram todo o espaço como se quisessem dizer: este local é nosso! Queremos usufruir, andar, fotografar, lanchar, namorar, matar as saudades e reviver a história da nossa cidade assim: sentados aqui, não dividindo o lugar com carros, ônibus ou motos. Queremos ver essa ponte unindo pessoas, e não veículos.

Uma cidade tem vida quando damos presença e sentimentos a ela; quando os locais passam a ter histórias, arte, cultura, cheiros das flores, o colorido das feiras de frutas e de artesanatos. Uma cidade passa a ter mais segurança quando a população ocupa os espaços públicos e quando esses espaços estão prontos para receber pessoas.

Quantos de vocês viajam para estar em lugares exatamente assim em outras partes do mundo? Temos a nossa parte aqui, então vamos mantê-la viva, vamos colocar pessoas empreendendo com artigos produzidos aqui na nossa região.Vamos fazer a ponte ligar Floripa ao resto do mundo, e não apenas fazer passar veículos da Ilha ao Continente.

Essa ponte, meus queridos, nos leva muito mais longe! Se bobear será a maior e mais diferente ponte do mundo, porque ligará pessoas com pessoas. Basta dar a ela o que ela merece: o seu dia a dia vivo e colorido. A Ponte é nossa, e merecemos depois de tanto tempo tê-la assim: para a GENTE, conectando-nos em todo o mundo, com publicações por meio das redes sociais, e também fortalecendo seu valor turístico e cultural. Quer a Ponte Viva? Mantenha a VIDA na Ponte!

(ND, 04/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *