Parceria entre a UFSC e a Nissan testa bateria de carros elétricos para iluminação pública
10/12/2019
Futuro do relatório da CPI da ponte Hercílio Luz será definido nesta terça-feira
10/12/2019

Bolsonaro anuncia lançamento de satélite feito na UFSC para o dia 20, na China

Floripasat-1 foi feito por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica da UFSC (Foto: Divulgação)

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 10/12/2019)

Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o nanossatélite Floripasat-1 será lançado da China em 20 de dezembro. A informação foi anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em postagem no Twitter, nesta segunda-feira. Inicialmente, o evento estava marcada para a madrugada do dia 17. O equipamento estará a bordo do foguete Longa-Marcha-4, partindo do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC).

Na mesma data, segundo Bolsonaro, também será lançado o CBERS-4A, montado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para monitoramento diversos. Ele faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988.

O Floripasat-1 foi feito por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica. O equipamento é considerado uma miniatura de satélite (nanossatélite), composto por múltiplas unidades cúbicas de 10 centímetros. O peso é de 1,3 quilo por unidade.

O projeto é idealizado pelo grupo Floripasat e coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra. A vida útil do projeto é estimada em dois anos e busca “envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanossatélite e a própria estação terrestre de comunicação”, segundo o grupo.

Entre os objetivos do Floripasat-1 estão ainda a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia para a área espacial, a capacitação para tecnologias espaciais por meio da integração de alunos de graduação, pós-graduação e professores e o fortalecimento do Estado como um polo na área espacial.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *