Será realizada na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, a continuidade da Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto Emissário Submarino do Sul da Ilha. O encontro será realizado a partir de 19h, no Colégio do Campeche, localizado na SC 405, em Florianópolis. A primeira audiência sobre o tema ocorreu em 10 de setembro, mas foi suspensa pelo adiantado da hora. Na ocasião foi acordado com a comunidade a realização de novo encontro para a manifestação das pessoas que se inscreveram, mas que não conseguiram apresentar seus posicionamentos.
O Sistema de Disposição Oceânica do Sul da llha, segundo projeto apresentado pela CASAN ao IMA, visa ampliar a rede de esgotamento sanitário de Florianópolis e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) por meio da implantação de tubulação subterrânea com comprimento de aproximadamente cinco mil metros, em um eixo perpendicular à linha da costa localizado ao norte da Ilha de Campeche.
Durante a primeira audiência, cerca de 30 pessoas apresentaram suas posições sobre o projeto e mais de 30 manifestaram interesse em participar. São esses cidadãos que serão ouvidos nesta segunda etapa. A audiência é consultiva e não deliberativa, portanto sem votação sobre a aceitação ou não do projeto.
Esse encontro com a comunidade é uma das primeiras etapas do processo de licenciamento ambiental, sendo realizada para apresentação do projeto, esclarecimento de dúvidas por parte da população, além de dar embasamento aos técnicos sobre as demandas, sugestões e preocupações da comunidade com relação ao empreendimento.
A CASAN também permanece à disposição da comunidade pelo e-mail emissario@casan.com.br, criado compartilhar informações e esclarecer dúvidas.