Assembleia prorroga isenção de ICMS para agrotóxicos até abril de 2020
28/11/2019
Conheça os encantos e segredos da maricultura catarinense
28/11/2019

Foto: Facebook

Artigo de Maurício Holler
Arquiteto

Proteger o meio ambiente requer planejamento. Para blindar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) de Florianópolis, é preciso evitar as ocupações irregulares, impedir o uso inadequado dos topos de morros e encostas, planejar uma forma de ocupação que preserve uma parcela maior de solo, de natureza, como a verticalização das construções, por exemplo.

Urbanizar sem planejar traz graves problemas para as cidades. A devastação vem primeiro, as políticas ambientais e sociais surgem tardiamente. Os governos e nós, a sociedade civil, têm o dever de preservar as APP’s e recuperar áreas degradadas.

Manter as áreas verdes carece de um trabalho conjunto entre poder público, empreendedores e população. O melhor cenário é o planejamento de uma ocupação de borda e a criação de um sistema integrado para gerir as APP´s, com modelos de gestão para as áreas verdes urbanas que envolvam a sociedade como um todo: comunidade, empresários, terceiro setor, entre outros.

É preciso também que sejam estabelecidas regras para acesso às áreas, para que possam ser usadas como espaço de esporte, lazer e cultura, desde que atendendo às normas de proteção. Esse processo precisa ser coletivo e pensado para engajar a todos.Florianópolis tem como seu principal diferencial, seu principal ativo, uma relação muito intima entre o urbano e o natural, entre o homem e a natureza. Preservar significa potencializar esta relação valorizando e tirando partido da natureza exuberante da Ilha de Santa Catarina.

Sabemos o lugar que queremos para viver? Compartilhamos dos mesmos desejos? Ter uma cidade boa para se viver depende de um processo coletivo, do engajamento de cada um, da mudança de hábitos e atitudes para preservar o meio ambiente. Afinal, temos a certeza que queremos uma Ilha que seja planejada para preservar o que temos de melhor: a natureza.

(ND, 27/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *