Marina da Beira-Mar Norte em Florianópolis será a maior de Santa Catarina
18/11/2019
Imóveis irregulares no Itacorubi e no Ribeirão da Ilha são alvo de fiscalização de esgoto
18/11/2019

PMF recolhe quase 120 toneladas de resíduos nas praias no feriadão

Limpeza de orla no Norte da Ilha de Santa Catarina (foto/divulgação:Divulgação Comcap )

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, operou em ritmo de temporada na limpeza da orla este final de semana. O movimento, confirmam os registros feitos pelos gerentes das divisões operacionais Norte, Márcio Fabiano de Oliveira Dias, Sul, Junior Silvino Daniel, Leste, Paulo Dalzotto e pelo assessor operacional Adriano Marques foi típico de alto verão. “Foi um feriadão de praias lotadas e a Comcap operou de forma ágil e sincronizada para retirar cerca de 120 toneladas de resíduos da orla”, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves.

Até a manhã de segunda-feira, a Comcap estima retirar 4,1 mil sacos de lixo de 100 litros dos balneários do Norte da Ilha de Santa Catarina, o que representa em torno de 62 toneladas de resíduos. No Sul, mais 2,3 mil sacos usados o que equivale a até 46 toneladas de lixo. No Leste, 550 sacos, em torno de 11 toneladas.

Os resíduos retirados da orla são dispostos em pontos estratégicos onde são instaladas grandes caixas estacionárias, de modo a deixar o menor tempo possível expostos aos veranistas. “Os investimentos da Prefeitura de Florianópolis, que somam mais de R$ 18 milhões desde 2017, prepararam a Comcap para o melhor verão em termos de limpeza das praias e, ao mesmo tempo, manutenção da cidade. É uma época em que o mato cresce muito rápido, pelo calor e umidade, mas temos certeza que vamos dar conta”, aposta o presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital, Márcio Alves.

Mão de obra temporária no verão

Para o verão, a Comcap vai contratar 150 pessoas de forma temporária para a coleta e limpeza de orla. Já está em andamento a seleção pública, para até 90 vagas de gari de coleta, inscreveram-se 479 pessoas, para até 45 vagas de gari de limpeza pública 400 candidatos inscritos e para até 15 vagas de motorista, houve 159 inscrições, informa o gerente do Departamento Administrativo Financeiro, Pablo Colombo.

Veranista não deveria deixar lixo na orla

Como os resíduos recolhidos na orla são misturados, não podem ser encaminhados para a reciclagem, por isso a Comcap instrui o morador e visitante a tornar para sua casa as embalagens de produtos que consome na praia. “Se o veranista vai para a faixa de areia com uma sacola com garrafas, latas, sacos e potes com comida e bebida, pode retornar para casa com as mesmas embalagens vazias e as encaminhar para a coleta seletiva. Depois de consumidos, os produtos estarão mais leves e também mais leve será a consciência de encaminhar de forma adequada os resíduos. Ninguém deveria deixar lixo na beira da praia”, aconselha Márcio Alves.

(PMF, 17/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *