Começa em Florianópolis 12ª Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento
05/11/2019
2º Compliance Day
05/11/2019

Adequações de vias fazem parte da agenda da Operação Asfaltaço e prometem desafogar o trânsito nas principais praias do Norte de Florianópolis durante o verão

Um dos principais problemas no trânsito de Florianópolis durante as temporadas de verão deve ser suavizado com as obras realizadas pela Prefeitura Municipal na malha viária de bairros do Norte da Ilha. As obras vão criar alternativas para quem transita nos bairros Ingleses, Canasvieiras, Jurerê Tradicional, Vargem Grande e Rio Vermelho.

Como parte da Operação Asfaltaço, a Estrada Cristóvão Machado de Campos – entre os bairros do Rio Vermelho e da Vargem Grande –, que era de chão batido e acabava sendo utilizada somente por quem conhece a região, vai ganhar drenagem e pavimentação asfáltica, tornando-se uma importante rota para diminuir o fluxo de veículos que passam diariamente pelos Ingleses durante a alta temporada.

— A estrada Cristóvão Machado de Campos deve se tornar a principal rota para quem sai do Rio Vermelho em direção à rodovia SC-401. Nesse trajeto, o ganho de tempo em veículos de passeio será de até 20 minutos. Essa estrada será importante também para reduzir o trânsito na região da Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição, pois o trajeto pelo Rio Vermelho é mais rápido, e a tendência é que as pessoas busquem essa opção — explica José Valter Gallina, secretário de Infraestrutura de Florianópolis.

Além dos investimentos em requalificação das vias públicas com obras de asfalto, drenagem e sinalização, a PMF pretende incentivar o uso de transportes mais sustentáveis e alternativos, como bicicletas e patinetes. Por isso, os projetos da Operação Asfaltaço contemplam a instalação de novas estruturas cicloviárias e a melhoria das que já existem. A intenção é tornar as ruas e avenidas da cidade mais sustentáveis, com a menor utilização de veículos poluentes.

E os cuidados com o meio ambiente são ainda mais necessários em vias próximas às áreas de preservação, como a Estrada Cristóvão Machado de Campos, que receberá, também, tubulação para a fauna terrestre e redes de proteção para evitar acidentes com macacos que atravessam a pista.

— As obras de readequação visam, obviamente, melhorar a mobilidade urbana, mas a secretaria de Infraestrutura e a PMF vêm adotando todos os cuidados para que a rodovia seja ecologicamente sustentável — pontua Gallina.

A estrada que liga o Rio Vermelho à Vargem Grande tem 3,36 quilômetros de extensão.

Ao todo, trânsito de sete bairros será beneficiado diretamente com as obras

Outras vias importantes receberam ou receberão pavimentação asfáltica até o início da temporada de verão, e as melhorias devem impactar positivamente o trânsito, reduzindo áreas de retenção em Canasvieiras, Ratones, Vargem Pequena, Cachoeira do Bom Jesus, Canajurê, Ponta das Canas e Praia Brava – além da Vargem Grande, já citada. A escolha de ruas e avenidas que receberam ou receberão as obras de pavimentação se deu pela importância para a dinâmica dos bairros – por exemplo, vias nas quais passam ônibus – e pelo grau de necessidade de manutenção.

Entre as obras mais esperadas, destacam-se a revitalização de 2,54 km da Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, em Ponta das Canas; a da rua Virgílio Várzea, em Canasvieiras; e a rua do Canto do Lamim, a qual deve se firmar ainda mais como rota alternativa ao Caminho do Rei – que liga duas das mais movimentadas praias da região, Jurerê Tradicional e Canasvieiras. Apesar da sua importância para turistas e moradores, a rua Canto do Lamim tinha pavimentação em apenas 800 metros – do total de 2,4 km de extensão. Outra via importante que vai ser refeita é a rua Luiz Boiteux Piazza, no bairro Cachoeira do Bom Jesus

— Buscar alternativas para solucionar questões de mobilidade urbana é uma preocupação constante da Prefeitura e secretarias de Infraestrutura e de Transporte e Mobilidade. Por isso, acreditamos que todos os esforços que fizemos para obter recursos para realizar obras nas vias do Norte da Ilha serão recompensados com as melhorias no dia a dia da população, já que tempo que se passa no trânsito reflete na qualidade de vida — afirma Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis.

(NSC Total, 30/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *