Aumento de moradores no Norte da Ilha exige atenção especial do poder público
04/11/2019
Cúpula Mundial das Cidades se reúne em Florianópolis
04/11/2019

Nova ponte Hercílio Luz terá plano para conservação futura

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 02/11/2019)

A contagem regressiva para a reabertura da ponte Hercílio Luz depois de 28 anos impõe a discussão sobre o futuro da Velha Senhora. A partir de 2020, a estrutura passa por uma nova fase de uso, assim como ocorreu entre 1926 e 1991 (com interdições na década de 1980).

Fundamental, assim como deveria ter sido antes do fechamento, é a manutenção da ponte. Para isso, os técnicos da RMG Engenharia, responsável pela consultoria da obra, vão deixar um plano de conservação rodoviária.

O documento é importante, claro, mas preciso ser seguido. Para tanto, a secretaria de Infraestrutura deveria manter uma equipe especializada na conservação da estrutura. Justificaria o investimento milionário e valorizaria o patrimônio do Estado.

A secretaria de Infraestrutura mantém a estimativa de entregar a obra em 30 de dezembro, com a abertura para o trânsito. O contrato com o portugueses da Teixeira Duarte, porém, ainda permite serviços até 20 de março de 2020.

Aprendizado com o passado
A falta de manutenção foi justamente o que interditou a ponte Hercílio Luz na década de 1980. Não seguir o plano de conversação será repetir o mesmo erro e mostrar que Santa Catarina não aprendeu com o passado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *