Ponta do Coral: Invasor recebe notificação da Floram
28/11/2019
32ª Promotoria de Justiça da Capital combate construções irregulares
28/11/2019

“Não se esperava tanto esgoto irregular”, diz engenheiro sobre a Beira-Mar Norte, na Capital

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 27/11/2019)

A quantidade de ligações irregulares na região central de Florianópolis, em especial na Beira-Mar Norte, pode ser uma das causas do não atingimento, ainda, de balneabilidade da Baía Norte. A avaliação é do engenheiro Vinícius Ragghianti, responsável pelo programa Se Liga na Rede, da prefeitura da Capital.

— Nós não esperávamos uma quantidade tão grande de esgoto irregular na Beira-Mar Norte — disse Ragghianti.

Os técnicos precisam acertar o ajuste dos equipamentos da Unidade de Recuperação Ambiental (URA), pois se esperava um volume menor de esgoto chegando.

Nas últimas três medições do IMA, o resultado foi impróprio para banho. O limite para dar condição de balneabilidade é de 800 coliformes fecais. O resultado apontou 4884.

Antes da URA era normal dar mais de 20 mil. Com chuva, chegava a 40 mil.

A prefeitura está concentrando a fiscalização na região central. O trabalho começou na rua Alves de Britto, na semana passada. Até o final da semana serão realizadas 20 inspeções.

— Nós já fizemos, nesta nova etapa do programa, dez fiscalizações. Todas apresentam algum tipo de irregularidade. Tem um prédio que fez uma churrasqueira e construiu uma pia com torneira. E ela está ligada na rede pluvial. As pessoas acham que não tem impacto, mas tudo impacta. Os principais problemas são falta de limpeza de caixa de gordura ou este equipamento estar mal dimensionado para o empreendimento. Além, é claro, das ligações de esgoto na rede de água da chuva — finaliza Ragghianti.

A prefeitura promete endurecer a fiscalização na região central de Florianópolis. No primeiro momento, será feita fiscalização e cobrança por regularização. Depois vem a multa, que pode chegar a R$5 mil.

Desde o início do programa, cerca de 50% dos imóveis com problemas se regularizaram. Foram 4 mil inspeções. Em 70% delas houve algum tipo de irregularidade.

Confira a entrevista com o superintendente de Saneamento de Florianópolis, Fábio Ritzmann, e com o engenheiro Vinícius Ragghianti, do Se Liga na Rede:

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *