Ponte Hercílio Luz será reaberta em 30 de dezembro: para pedestres e ciclistas
20/11/2019
Pró-Reitoria de Pesquisa promove palestra sobre lei da biodiversidade
21/11/2019

Na véspera de ato, foz do Rio Capivari fica imprópria para banho em Ingleses

A foz do Rio Capivari apareceu imprópria para banho na véspera do ato que vai promover um abraço simbólico em Ingleses nesta quinta-feira (21). A coleta da amostra de água pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) ocorreu na segunda-feira (18) e o resultado divulgado nesta quarta-feira (20). A situação se consolida após o feriadão de Proclamação da República onde a praia esteve muito movimentada. Essa é a primeira análise imprópria no local desde que as coletas passaram a ser semanais no início de novembro.

Segundo a análise do IMA, foram encontrados 833 coliformes fecais por 100 ml de amostra. O limite para que a água fique balneável é 800 e a amostra ultrapassou a cota. Em 2019, o IMA registrou 15 análises impróprias neste ponto contra apenas oito próprias, totalizando 23 coletas. Em amostragens de janeiro e fevereiro de 2019, foram encontrados resultados 29 vezes acima do limite tolerado para se ter balneabilidade.

Além disso, o ponto em frente a Rua Dante de Patta também apareceu impróprio após o feriadão. Em 23 coletas durante o ano, este ponto registrou seis análises impróprias e o número de coliformes fecais na água passou de 12 mil por 100 ml no último resultado.

Em Canasvieiras, a análise colocou pela terceira vez como impróprio o ponto junto as pedras, no canto oeste da praia, e agora aparece o primeiro resultado ruim em frente a Rua das Flores. Já em Ponta das Canas, resultados ruins apareceram na lagoa e no canal, locais que tradicionalmente registram resultados ruins.

As análises aparecem positivas nas demais praias como Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Lagoinha do Norte, Canajurê, Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Daniela, Praia do Forte, Santinho e Praia do Moçambique.

Abraço Simbólico
Acontece nesta quinta-feira (21) o ‘Abraço Simbólico’ na foz do Rio Capivari dos Ingleses, junto a praia. O evento está marcado para às 9h e contará com a participação de moradores e de alunos de escolas da região com o objetivo de gerar consciência sobre os problemas de poluição que envolvem o rio a cada verão. O evento é organizado pela Associação de Moradores dos Ingleses (AMI), sendo o terceiro ato realizado em 2019. Entre os focos está cobrar a pressa nas ações lançadas pela Casan através do programa ‘Trato pelo Capivari’.

(Jornal Conexão, 20/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *