Reforma tributária pode concentrar cinco impostos em um
13/11/2019
Junto com a Quinta da Neve, polo dos vinhos de altitude de SC faz 20 anos
13/11/2019

A nova cebola de Santa Catarina desenvolvida após 15 anos de pesquisas

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 12/11/2019)

Depois de 15 anos de estudos, a Epagri lança na quinta-feira a SCS379 Robusta, novo cultivar de cebola produzido pela empresa agrícola do Estado. Ela foi feita para ser mais tolerante às pragas e doenças. Além disso, afirma a Epagri, o produto precisa de menor agrotóxicos e rende maior produtividade no cultivo convencional, orgânico ou agroecológico. A nova cebola é é tolerante ao míldio, a principal doença do vegetal no Sul do país.

As pesquisas desenvolvidas pela empresa envolveram engenheiros-agrônomos mestres e doutores da sede da Epagri em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, onde ocorre a apresentação da cultivar. Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola e a hortaliça é cultivada basicamente por agricultores familiares. Somente no Alto Vale está concentrada 70% da produção catarinense.

Outra vantagem da Robusta, dizem os pesquisadores, é o ciclo super precoce. Ela pode ser semeada em 15 de abril e colhida a partir de 20 de outubro. Com essa característica, ela escapa dos meses mais quentes, quando há um ataque de pragas chamadas de tripes. A cebola mais comum no Estado tem um ciclo de junho até 20 de novembro.

Além do lançamento da nova cebola, o evento de quinta marcará os 35 anos da abertura da unidade da Epagri em Ituporanga.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *