Florianópolis recebe 1º Fórum Audiovisual de Natureza
07/10/2019
Balneários receberão 140 quiosques tipo contêineres
07/10/2019

Valorização das calçadas

Foto: Facebook

Artigo de Camila Zabot
Mestre em Mobilidade Urbana

O Portal Mobilize Brasil divulgou, na semana passada, um estudo amplo sobre caminhabilidade e acessibilidade. Foram analisadas calçadas e espaços públicos nas 27 capitais brasileiras, considerando critérios como largura e inclinação, regularidade do piso, arborização, mobiliário urbano, faixa para pedestres etc. Em uma escala de zero a 10, a média nacional ficou em 5,71 pontos. A cidade de Florianópolis configura na terceira colocação geral com 6,73 pontos.

As notas apenas refletem a falta de estrutura e a desvalorização dos deslocamentos a pé. Mas quando caminhamos exercemos o direito pleno da cidadania, principalmente considerando que todos os demais modais de transporte incluem trechos de deslocamento a pé. Caminhabilidade é uma qualidade do lugar, é a mensuração do quanto o ambiente urbano é eficiente, agradável e adaptado ao deslocamento a pé ou por cadeira de rodas. Algumas cidades já priorizam o espaço

público para as pessoas, como Copenhague, que retirou os carros de algumas ruas da cidade para dar espaço para o deslocamento a pé e por bicicletas. Outro exemplo é Nova York, que usando pintura de piso e mobiliário temporário, modificou a ideia de utilização dos espaços urbanos, valorizando os pedestres com grande apoio do comércio e dos moradores. Eles entenderam que mais pessoas caminhando favorece a economia, a segurança e a saúde.

A prefeitura de Florianópolis tem feito contribuições importantes para a melhoria da caminhabilidade e acessibilidade, como o Programa Mais Pedestres e o Manual Calçada Certa, integrados ao programa Mais Mobilidade. A construção e manutenção das calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas a fiscalização é de responsabilidade do poder público, que poderia implementar incentivos fiscais para valorizar quem constrói e faz a manutenção de forma correta ou adotar programas educativos de valorização das calçadas, para que cidadãos conscientes pudessem contribuir e usufruir de um espaço urbano de qualidade.

(NSC, 04/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *