Após quase 20 anos abandonado Casarão de Hercílio Luz é revitalizado
16/10/2019
Obras da Ponta do Leal avançam em Florianópolis
16/10/2019

Veículos elétricos, programas de hortas orgânicas e coletivas, monitoramento das áreas de risco com câmeras de reconhecimento facial, aplicativos com conexão direta com a prefeitura para o cidadão informar problemas e receber retorno, Wi-Fi público e de qualidade para a população, imobiliária virtual que dispensa a intermediação do corretor, utilização de aplicativos como o Waze para planejar a mobilidade urbana e até um parque industrial e tecnológico inteiro aberto a testes de todas as tecnologias para smart cities. Estas são algumas das soluções inteligentes que estão sendo estudadas e implantadas para tornar as cidades melhores, mais humanas e sustentáveis para viver, trabalhar e se divertir.

Este assunto será tema do 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), evento promovido pelo Sistema Fecomércio/SC Sesc|Senac, com a correalização do Sebrae/SC e que vai reunir, pela primeira vez no Brasil, a cúpula mundial das cidades do conhecimento. No total, 36 especialistas de renome nacional e internacional estarão em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Sesc Cacupé, travando intensas discussões sobre como utilizar melhor a inovação e a tecnologia disponíveis, como dados abertos, plataformas digitais, inteligência artificial e o Big Data para transformar o local onde moramos em modelos de desenvolvimento baseados no conhecimento.

Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com debates sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

“O conceito de cidades do conhecimento trabalha com a tecnologia e a inovação como meio para promover a qualidade de vida das pessoas. Quando falamos de sustentabilidade utilizamos o conceito da ONU e os três pilares: desenvolvimento social, econômico e proteção ambiental”, comenta a presidente Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques. As inscrições estão abertas.

(RCNONLINE, 15/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *