Udesc Esag promove atividades abertas à comunidade durante a Semana Lixo Zero
18/10/2019
Futuro do esgotamento sanitário no Distrito de São João do Rio Vermelho em debate
18/10/2019

Sociedade e Universidade mais próximas: UFSC na Praça acontece no Monte Verde, neste sábado

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) leva ao Monte Verde, em Florianópolis, neste sábado, 19 de outubro, estudantes, professores e técnicos-administrativos em Educação para apresentarem projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento na Universidade, bem como, manifestações artísticas, culturais e demais ações de divulgação científica para a comunidade.

As atividades iniciam às 10 horas no Conselho Comunitário do Monte Verde (Rua do Guaramirim, 170). O principal objetivo do evento é ultrapassar o ambiente acadêmico e compartilhar o conhecimento produzido com as comunidades de Florianópolis e região, que sustentam, desenvolvem e compõem a Universidade. Isso se dá a partir da exposição de projetos de extensão e pesquisa, trabalhos e artigos científicos, com atenção para a necessidade de reflexão política sobre a relação entre universidade e sociedade.

Cerca de 70 projetos de pesquisa e extensão da UFSC integram esta edição do evento e levam ao Monte Verde, neste sábado, atividades que contemplam diversas áreas do conhecimento. Os participantes encontrarão no Conselho Comunitário do Monte Verde: Contação de histórias e apresentações culturais; assistência jurídica; conversa sobre assédio moral no trabalho; orientação psicológica; orientação profissional e preparação para a aposentadoria; educação política; conversa sobre comportamento alimentar; apresentação de pesquisas sobre imigração, gênero e povos indígenas; atividade de percepção espacial e construção de maquete; exposição do Museu Patrimonial; exposição de instrumentos históricos da astronomia e física; observação astronômica; educação ambiental; realização de experimento sobre mudanças climáticas; mostra de plantas medicinais, algas e fungos, flora e fauna locais; apresentação de experimentos químicos; projeto interativo Célula Gigante; apresentação de pesquisas para tratamento de doenças; teste rápido de ISTs (HIV e Sífilis) e educação sexual; oficina de ecocaderno.

MAIS

Desenvolvida por estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC, a iniciativa ocorre desde maio de 2019 e surge como uma das primeiras manifestações locais contra o corte de verbas no ensino público superior, em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos. Já foram realizadas três edições: em 15 de maio, na Praça XV de Novembro; em 8 de junho, na Serrinha; em 31 de agosto, no bairro Saco dos Limões. Ocorrem também eventos descentralizados, em que pequenos grupos ou alguns cursos e laboratórios apresentam projetos em diversos pontos da cidade.

A organização do UFSC na Praça é feita em reuniões abertas a todas e todos que queiram participar. O evento do dia 19 no Monte Verde conta com o apoio do Conselho Comunitário do Monte Verde (CCMV), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (PROEX/UFSC), do Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC) e do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC).

Contato

Redes sociais: Facebook e Instagram

Mais informações no site.

(UFSC, 17/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *