Ameaça do charme
30/10/2019
O Rio de Janeiro não é aqui
30/10/2019

Recuperação do Parque da Serra do Tabuleiro pode levar até 15 anos

A série de incêndios que atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro desde o início de setembro trouxe danos gigantes para a fauna e flora da região. Para o coordenador do parque, Carlos Cassine, a estimativa é que cerca de 15 anos sejam necessários para recuperar a vegetação do local.

Carlos explicou que todo o projeto e plano de ação para a recuperação da flora estão sendo feitos por um grupo que se formou logo depois do primeiro grande incêndio, no início de setembro. O grupo é composto por diversos voluntários, entre eles três professores da UFSC, um professor da Udesc e três organizações que contam com especialistas da área ambiental.

Plano de recuperação e linha de ação

O plano de recuperação da vegetação, que contará com quatro linhas de ação, deverá ser concluído em duas ou três semanas.

As linhas de ação definidas pelo grupo são as seguintes: criação de um viveiro de mudas com as espécies nativas do local; retirada da plantação de pinus, que é uma espécie de pinheiro que libera resíduo tóxico quando queima; limpeza para retirada do lixo do parque e comunicação com o entorno do parque, para eventuais problemas que aconteçam no futuro.

No momento, como o parque ainda não possui um viveiro, será realizada uma parceria com a Brasil Energia. As sementes das mudas que serão replantadas serão levadas para o viveiro da empresa, em Capivari de Baixo, e após o crescimento levadas de volta ao parque para o plantio.

(Confira matéria completa em ND, 30/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *