Governador e chefe estadual do IBGE discutem realização do Censo 2020 em Santa Catarina
16/10/2019
Câmara realiza homenagens aos 10 anos da lei que instituiu o dia da rendeira e do rendeiro
16/10/2019

Palestra no Departamento de Arquitetura discute integração entre desenho urbano e infraestrutura

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC irá promover a palestra “Cidades Inteligentes Sustentáveis – Integração entre Desenho Urbano e Infraestrutura”, no dia 16 de outubro, às 17h, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O palestrante é Aloisio Pereira da Silva (Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá, MBA em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisador Visitante no Texas A&M Transportation Institute US).

O objetivo da palestra gratuita é debater uma nova forma de pensar o desenho urbano, principalmente as calçadas e ciclovias, incorporando a estas uma estratégia de projeto conjunto com as infraestruturas urbanas, agregando novas formas de captação de áreas e recursos é um dos objetivos propostos pelo sistema Infracities.

O sistema substitui as redes de infraestrutura hoje construídas sob as ruas e concentra estas na calçada e ciclovia, em um sistema subterrâneo, reduzindo as intervenções no pavimento das ruas durante a construção, manutenção, operação e expansão destas instalações. Este sistema substitui a construção individualizada de redes de gás natural, água potável, hidrante público, telefonia, TV a cabo, dados, eletricidade e iluminação pública, e engloba estas redes em uma única vala na calçada, inseridas em uma calha feita de plástico reciclado, produzida em projeto social e projetada com o conceito de “dispositivo à prova de falhas”, reduzindo os acidentes e as intervenções no pavimento das ruas durante a construção, manutenção, operação e expansão dessas instalações.

O sistema apresentou, além das vantagens acima descritas, redução de custos na implantação de redes de infraestrutura da ordem de 35% e de 70% na implantação de novos ramais para clientes, através da implantação e avaliação de protótipo em escala real no parque tecnológico Sapiens Parque em 2016, em Florianópolis. Reduções de custo na operação e manutenção das redes de infraestrutura estão estimadas na ordem de 60%, e de 70% no tempo de execução, devido principalmente à não destruição do pavimento da rua, baixa profundidade das atividades e a rápida abertura e recomposição do piso da calçada que cobre o sistema Infracities.

(UFSC, 15/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *