Academia Catarinense de Letras comemora 99 anos de fundação
25/10/2019
Assembleia segue mobilizada na questão dos benefícios fiscais
25/10/2019

Liminar manda paralisar construção de prédio que havia sido embargado

A Justiça determinou a imediata paralisação de obras clandestinas realizadas na esquina da Travessa da Garoa com a Servidão José Manoel Pacífico, em Ingleses, em Florianópolis. Entre os fundamentos da decisão liminar, o juiz destacou que “a urgência das medidas é premente, considerando que inúmeras são as obras realizadas neste Município com o uso do mesmo modus operandi para burlar as normas urbanísticas municipais, ademais, pululam nas manchetes dos jornais edificações clandestinas desabando, com inúmeras vítimas fatais entre seus moradores, situação que deve ser contida urgentemente.”

A decisão levou em conta o fato de a obra ser realizada sem a autorização do município, descumprindo as normas urbanísticas de ocupação máxima do solo e de afastamento frontal das edificações. Tais irregularidades geraram auto de infração e de embargo e, inclusive, o início de um procedimento administrativo voltado à demolição da edificação. No mesmo sentido, o Corpo de Bombeiros Militar também embargou as obras.

Segundo o Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, apesar de a obra ter sido objeto de embargos administrativos, ela continuava “em ritmo acelerado”, o que justificaria a propositura da demanda e a responsabilização dos proprietários.

Diante disso, a liminar requereu a imediata paralisação das obras sob pena de multa diária de R$ 10 mil no caso de prosseguimento do empreendimento e de R$ 400 mil por unidade finalizada ou alienada após a decisão. Ao município cabe a fiscalização e apreensão administrativa de todos os equipamentos, maquinários e veículos utilizados para construção.

O município deve, ainda, suspender imediatamente inscrições imobiliárias das unidades em construção e o lançamento de carnês de IPTU. A Celesc e a Casan devem vistoriar o local no prazo de 10 dias para promover o corte de ligações de energia e fornecimento de água clandestinos.

A decisão é passível de recurso.

(Jornal Conexão, 24/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *