Escola Básica Lauro Müller, no Centro de Florianópolis, será fechada pelo Estado
24/10/2019
Fazenda anuncia redução de ICMS para erva-mate adocicada e mistura para pães
25/10/2019

GIRS é homenageado na Câmara e participa de nova proposta de política pública para gestão de resíduos

GIRS recebe homenagem na Câmara

O GIRS (Grupo Interinstitucional de resíduos Sólidos), do qual a Associação FloripAmanhã faz parte, foi homenageado com o Diploma de Reconhecimento pela Câmara de Vereadores na terça-feira (22/10). Mais de 70 entidades fazem parte do GIRS.

GIRS recebe homenagem na Câmara

A homenagem ao GIRS fez parte das diversas ações que estão sendo desenvolvidas na Semana Lixo Zero de Florianópolis, em vários pontos do município, que teve início no dia 18 e terminou no domingo (27). “O Diploma que foi recebido pelo GIRS da Câmara de Vereadores é um reconhecimento aos trabalhos que estão sendo realizados em prol de toda cidade pelos profissionais de diversas áreas, como engenheiros ambientais, engenheiros sanitaristas, biólogos, geógrafos, entre outros especialistas”, diz o representante da FloripAmanhã no Grupo, Marius Bagnati. O GIRS foi criado em 2010 e é uma instância de apoio às decisões do município para a gestão de resíduos na cidade.

 

Proposta para a cidade

Entre as atividades da Semana Lixo Zero, aconteceu na quarta (23), a apresentação de proposta para uma nova política pública de gestão de resíduos sólidos para Florianópolis na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A proposta vem sendo discutida há aproximadamente um ano, coordenada pela prefeitura, com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cinco representantes do GIRS. “Essa proposta é a união de vários conhecimentos buscando melhorar a gestão dos tratamentos na cidade”, diz Bagnati. “ É de suma importância, porque unifica toda a legislação municipal relativa aos resíduos e tem avanços em relação à política existente”, explica. 

De acordo com o geógrafo da diretoria de Saneamento da secretaria municipal de Infraestrutura, Alexandre Böck, o que está sendo proposto vai mudar a forma como os resíduos são tratados atualmente. “São pequenas estratégias que vão fazer uma grande diferença na gestão dos resíduos na cidade”, diz. 

Ele cita como exemplo a proposta de pagamento pelo município às empresas que realizarem serviços de saneamento, triagem e compostagem. “Hoje não é pago nada e a proposta é revolucionária no cenário brasileiro”, diz Böck. A proposta já foi apresentada no Conselho de Saneamento e no Conselho de Meio Ambiente, que estão de acordo. Mas tudo precisa passar pela Câmara de Vereadores.

Outra proposta, segundo Böck é a implementação efetiva dos planos de gerenciamento de resíduos pelas empresas, que já é obrigatório, mas ainda não vem acontecendo. O grupo quer implementar a logística reversa para, por exemplo, colchões e eletrodomésticos da linha branca (geladeira, fogão, microondas, freezer, máquina de lavar roupa). “Quando houver a compra de um colchão novo, a empresa, na hora da entrega, já recolhe o antigo e leva para o local adequado”, diz Böck .

A nova política prevê também poder de fiscalização pelos funcionários da Comcap e multa para quem colocar lixo para recolhimento em dia errado. “Se a pessoa coloca lixo orgânico no dia do recolhimento do lixo seco, se misturar os dois, vai ser multada e os próprios funcionários da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) vão aplicar a multa”, diz Böck . Há ainda previsão de descontos para grandes geradores que lixo que contratarem empresa para o recolhimento do lixo e para quem praticar a compostagem. “Tudo está sendo feito em consenso entre diversos setores para quando chegar na Câmara de vereadores a proposta passe sem problemas”, explica o geógrafo.

Semana Lixo Zero em Florianópolis

A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que têm como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Na programação da semana estão previstas oficinas de reciclagem, microplástico, PANCs, festival de música, roda de conversa sobre sustentabilidade, mutirões de limpeza, aulas de Yoga, palestras, gincana, contação de histórias, festival da primavera com atrações culturais, musicais e socioambientais, seminários, feira ambiental, concurso miss e mister ECO, entre outros. Confira a programação completa.

Entre as ações do GIRS durante a Semana Lixo Zero destaque para a oficina de minhocário e compostagem realizada na quarta (23) no Jardim Botânico para duas turmas da Escola Autonomia. “Essa geração está muito melhor que a minha. Saí muito feliz da experiência”, diz Mário Bagnati, da FloripAmanhã.

Oficina de minhocário e compostagem na Semana Lixo Zero

Sobre o GIRS

O GIRS (Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis), foi criado em 2010 numa parceria entre a CDL e a Comcap, estabelecendo uma rede de relacionamentos sobre Resíduos Sólidos, que conta com a participação de mais de 70 entidades. O GIRS é uma instância de apoio às decisões do município e promove diversas ações contribuindo com o poder público na gestão dos resíduos sólidos, inclusive no desenvolvimento de políticas públicas e projetos para a área.

Os objetivos do GIRS

  • Pensar e desenvolver sugestões, em sistema de governança, para os resíduos sólidos urbanos;
  • Proporcionar uma ampla rede de relacionamentos;
  • Promover o desenvolvimento do conhecimento e;
  • Fomentar a troca de experiências e a realização de parcerias.

Saiba mais sobre o GIRS.

Veja mais fotos da oficina de minhocário e compostagem:

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *