Depois do sucesso da primeira edição, organizadores lançam o Floripa Conecta 2020
23/10/2019
Comcap prepara leilão de 91 terrenos em Florianópolis
24/10/2019
Festival Arte Com

Aconteceu no sábado (26), das 10h às 17h, na região do Alto Centro, em Florianópolis, o Festival Arte Com ou Festival de Arte Urbana na Comunidade que resultou na criação de um museu aberto. Idealizada pela ACOF (Associação Comunitária do Centro Oriental de Florianópolis), PSF Arquitetura e Alta Arquitetura, a ação contou com apoio da FloripAmanhã, que está implantando na região a Praça da Criança, juntamente com a ACOF e o Movimento Traços Urbanos. 

A ação contou com a participação da comunidade e de artistas que passaram o sábado grafitando muros da região. Diversas crianças também tiveram a oportunidade de participar da nova galeria a céu aberto da cidade, segundo o arquiteto Mário Pinheiro, da PSF Arquitetura. “Os moradores gostaram tanto que pediram para que o muro de sua casa receba um grafite e vários artistas, além dos que participaram, se interessaram em colorir o local também”, comemora Mário. De acordo com ele a ideia agora é montar um roteiro para visitação da nova galeria a céu aberto da cidade.

De acordo com a voluntária da FloripAmanhã, Rode Martins, no local onde ocorreu o Festival há poucas áreas de lazer e a ação cultural é muito importante para a comunidade. “Floripa tem poucas áreas de lazer e nessa região não existe nada”, diz. “Por isso, convocamos todos os moradores que já vem trabalhando pela implantação da Praça da Criança para participarem também”, esclarece Rode.

O Arte Com tem como objetivo promover uma transformação criativa na região do Alto Centro, levando novas formas e significados ao dia a dia das pessoas da comunidade, por meio da colaboração entre moradores e artistas para revitalizar a região e estimular a criatividade promovendo melhorias no local. “Nosso grande lance é esse olhar sobre a arquitetura, a comunidade, a cidade. Faz parte do nosso escopo promover ações que possam melhorar o bairro, a rua”, explica Mário Pinheiro, arquiteto da PSF Arquitetura. De acordo com ele, o próximo passo será continuar o trabalho pela implantação efetiva da Praça da Criança.

Atrações do Festival Arte Com

O Festival Arte Com teve a confecção de diversos murais em grafite, sob a curadoria do artista plástico e grafiteiro Cazão, que serão trabalhados por renomados artistas de arte urbana de Florianópolis em conjunto com a comunidade. “Começamos com um projeto pequeno, que foi tomando grande proporção”, explica Mário Pinheiro. “A ideia era fazer cinco painéis, mas um artista foi convidando o outro e agora teremos 12 murais espalhados pelas ruas da comunidade”, diz. 

A ideia é criar um novo “museu ao ar livre”, incentivando a cultura e a arte. O Festival vai acontecer nas imediações das ruas José boiteux, Crispim Mira e Monsenhor Topp, além da Travessa Elisabete de Melo Pereira. Na programação, destaque também para atrações musicais, churrasco e churipam, chopp e arte, muita arte.

Artistas confirmados

  • Marcelo Camacho
  • Cacé
  • Azo
  • Roeu
  • Calu
  • Gravata
  • Bboy
  • San
  • Cazão
  • Bruno Barbi
  • Vejam
  • Rodrigo Level

Matéria atualizada em 28/10/2019.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *