Floripa Aiport recebe reconhecimento internacional de sustentabilidade da principal associação de aeroportos do mundo
24/10/2019
ICMS Ecológico é apontado como alternativa de renda para municípios catarinenses
24/10/2019

Exposição ‘Vida no Mar’ chega ao Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

Foto: Divulgação

Após uma temporada na sede do Projeto Tamar, a exposição ‘Vida no Mar’ chegou, recentemente, ao Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, também em Florianópolis (SC). A mostra fotográfica, com cliques do coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, convida a um mergulho no habitat de albatrozes e petréis, animais incríveis que passam toda a vida em alto-mar e só pisam em terra para se reproduzir. A exposição estará aberta ao público até março do ano que vem. A entrada é gratuita.

Por viverem tão longe da costa, encontrar albatrozes e petréis fora dos locais reprodução é um privilégio apenas para aqueles que se aventuram nos oceanos, como é o caso do pesquisador Dr. Dimas Gianuca. Através de suas lentes, é possível observar estas aves oceânicas em seu habitat natural, fotografadas diretamente do convés de barcos de espinhel pelágico no sul do Brasil durante pesquisas do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e também em colônias de reprodução nas ilhas Malvinas/Falkland.

Cada uma das 11 fotos é uma imersão na biologia destes animais. Entre as imagens, é possível vislumbrar o planar elegante de um albatroz-de-sobrancelha-negra. Uma das características mais marcantes desta espécie é sua aerodinâmica impecável e a capacidade de voar até 1000 km em um só dia, utilizando apenas a força dos ventos.

Em outro momento capturado pelo olhar artístico do cientista, um par de albatrozes-de-sobrancelha, anilhados por pesquisadores ainda filhotes, retornam pela primeira vez à ilha onde nasceram. Para cada imagem, há legendas com informações sobre a vida de cada uma das espécies e também uma contextualização sobre o momento em que ela foi registrada.

De acordo com a representante do parque Camila Ayroza, a exposição faz com que os visitantes naveguem pelo remoto universo dos albatrozes e petréis. “A exposição traz para esse espaço público a oportunidade para as pessoas se aproximem de questões da conservação da natureza através da arte”, explica. “Essa parceria com o Projeto Albatroz representa de forma simbólica o alcance da transversalidade da educação ambiental em estratégias de gestão em Unidades de Conservação”.

Sobre o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é um manancial que abastece grande parte dos bairros do Sul e do Leste da Ilha de Florianópolis e foi tombada como Patrimônio Natural em 1976. Em 1997, foi iniciada a construção da sede do parque com bar, lanchonete, estacionamento, churrasqueiras e área de recreação infantil.

Além da área de lazer no entorno da Lagoa do Peri, há também áreas de Reserva Biológica. O ponto é um dos atrativos de turismo ecológico da Ilha de Santa Catarina pois no entorno da lagoa há diversas trilhas em meio à mata para caminhadas.

Devido aos seus trabalhos de conservação e educação ambiental, o parque foi categorizado, em maio deste ano, como Unidade de Conservação do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri.

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

Mais informações: www.projetoalbatroz.org.br

Exposição fotográfica ‘Vida no Mar’
Horário: todos os dias da semana, das 7h às 19h.
Local: Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3150 – Morro das Pedras, Florianópolis/SC)
Entrada: gratuita
Informações: (48) 3237-5660

(DeOlhoNaIlha, 23/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *