Placas de ruas de Florianópolis terão biografia dos homenageados
09/10/2019
Novo prazo para entrega das obras do Largo da Alfândega em Florianópolis
09/10/2019

Como ficará o abastecimento de água na temporada de verão na Grande Florianópolis

Há mais de quatro meses, a Grande Florianópolis convive com o problema da estiagem, que já é considerada pela Casan a pior da história na região. A chuva registrada nos primeiros dias de outubro foi insuficiente para elevar significativamente o nível do Rio Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, principal manancial local. Com isso, há áreas das cidades que ainda enfrentam desabastecimentos em alguns horários do dia.

Mas a situação também suscita dúvidas sobre como ficará o abastecimento de água durante a temporada de verão, quando Florianópolis recebe milhares de turistas em férias. A Casan explica que a situação tende a melhorar nos próximos meses.

Primeiro, porque o verão é uma época mais chuvosa, com calor e tempestades ao final do dia, o que favorece os reservatórios, como o do Rio Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz. Situação bem diferente da vivida pela região no último inverno, estação que historicamente registra os menores volumes de chuva.

Além disso, segundo a autarquia responsável pela captação e distribuição de água na região, a própria dinâmica da cidade muda na temporada de verão. A maior parte da população passa a ocupar as praias do Sul e do Norte da Ilha de SC, em Florianópolis, onde há sistemas independentes de abastecimento.

Com isso, o chamado Sistema Integrado da Grande Florianópolis passa a ser menos exigido. Esse sistema tem como principal reservatório o rio Vargem do Braço e é o que mais vem sentindo os efeitos da estiagem. Ele atende a área continental de Florianópolis, Centro, Bacia do Itacorubi, além de São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça – esta última apenas compra água da Casan.

(Confira matéria completa em NSC, 09/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *