Viagens de líderes do setor público viram polêmica e ganham apoio de entidades
24/09/2019
Mais um pouco
24/09/2019

Florianópolis é a 3ª melhor capital para caminhar

Florianópolis é a terceira melhor capital do Brasil para caminhar. É o que mostrou uma pesquisa feita pela ONG Mobilize Brasil entre todas as capitais brasileiras. Nenhuma cidade pesquisada atingiu a nota mínima de conforto aos pedestres(8). A média nacional foi 5,71. os principais problemas são buracos, desníveis e postes no meio de calçada. Outro problema grave é a falta de calçadas, quando muros invadem o espaço público e o pedestre precisa dividir a faixa de rolamento com os carros, situação muito comum no interior da Ilha de Santa Catarina.

São Paulo foi a capital com melhor nota (6,93), seguida de Belo Horizonte (6,84) e Florianópolis (6,73).

Cerca de 20% de todos os deslocamentos na Grande Florianópolis ocorrem a pé, segundo o Plamus. Calçadas esburacadas e sem acessibilidade desestimulam as pessoas a ocuparem o espaço público, o que impacta negativamente na mobilidade urbana. Usa-se o carro pra quase tudo. Buscar o pão na padaria na esquina de casa, por exemplo. A falta de calçadas decentes são um risco, especialmente, aos idosos e pessoas com deficiência. A responsabilidade das calçadas é do proprietário do imóvel. Cabe à prefeitura cobrar e fiscalizar. A arquiteta e urbanista Silvia Caprário comenta o impacto da falta de calçadas padronizadas para a cidade.

(NSC, 23/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *