Acesso ao aeroporto de Florianópolis será liberado em 1º de outubro, diz secretário
24/07/2019
Nota do IMA sobre licenciamento do projeto de engordamento da praia de Canasvieiras
24/07/2019

Recepção com lixo e descaso

A terceira pista da Via Expressa ficou pronta e garantiu um aspecto de modernidade ao principal acesso à Capital Catarinense. Em tempos de férias escolares ficou ainda mais fácil transitar pela região. Mas agora que as máquinas foram embora e o entorno das pistas está mais organizado, voltou a saltar aos olhos a presença dos moradores de rua e o acumulo de lixo de todo o tipo de tamanho, especialmente nas áreas próximas à Campinas e Kobrasol, em São José e no viaduto da avenida Josué Di Bernardi.

No ano passado, uma força-tarefa, com apoio do Ministério Público, chegou a reunir equipes de São José e Florianópolis para atacar o problema. Com as obras, parece que o trabalho perdeu força, mas precisa ser retomado. Atualmente, com o acúmulo de lixo na divisa das duas cidades, os próprios moradores estão se aproveitando e aumentando o caos e as sujeira no local, que já foi conhecido como a Cracolândia da Grande Florianópolis. É preciso que haja, também, uma conscientização por parte dos moradores da região, para que não joguem detritos às margens da Via Expressa e usem os serviços públicos de coleta, que funcionam nas duas cidades.

São José é uma das cidades mais importantes do Estado. Florianópolis é a Capital Turística do Mercosul. Como as duas cidades podem permitir que visitantes e moradores sejam recepcionados, todos os dias, por uma mistura de lixo e descaso? A situação é de fácil solução: basta prioridade e trabalho diário, de limpeza e acompanhamento da população de rua e catadores em geral, para que deixem de usar o local como “entreposto” de coleta de recicláveis.

(Editorial ND, 24/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *