Inauguração de praça de Florianópolis terá exposição de carro elétrico
21/03/2019
Seminário na Udesc abordará impactos e riscos ambientais de barragens
22/03/2019
Ponta do Leal será revitalizada e vai ganhar praça

A revitalização da Ponta do Leal (foto) e da Praça Olívio Amorim foram discutidas durante reunião do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente (GT REVIT), uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com Prefeitura de Florianópolis, realizada no dia 13 de março.

Participaram da reunião a Associação FloripAmanhã e representantes da secretaria municipal de Infraestrutura, do IPUF, da Floram e de empresas convidadas.

“Onde for possível fazer praça, faremos”, diz o coordenador do GT REVIT, Salomão Mattos Sobrinho, salientando que o prefeito Gean Loureiro deve lançar em abril um pacote de praças a serem revitalizadas ou construídas. Entre elas está o projeto da Ponta do Leal, localizada no Estreito, onde será construída uma praça pela prefeitura municipal. “O projeto prevê a urbanização, com a construção de decks e passarelas interligando todo o local. Teremos também uma praça infantil e para idosos”, explica Salomão. A Ponta do Leal abriga uma comunidade carente, com casas sobre palafitas. As famílias estão sendo remanejadas para um prédio construído em área próxima e as casas estão sendo desmanchadas. Após a transferência das famílias, prevista para terminar ainda em março, será feita a retirada do entulho e a imediata reurbanização.

O projeto de revitalização da Praça Olívio Amorim, localizada no centro da cidade, também foi abordado na reunião e deve ter início, de acordo com Salomão, ainda no mês de abril. O projeto será implantado pela prefeitura municipal de Florianópolis. De acordo com o coordenador do GT REVIT será feito o tratamento de toda a arborização existente, com a retirada de algumas árvores do local, que estão com problemas e será feito tratamento das árvores que permanecerem.

A revitalização da Praça Olívio Amorim prevê também a remodelação de todo o piso, que está danificado, e dos equipamentos existentes no local, para que haja um melhor atendimento à comunidade. A prefeitura estuda ainda uma solicitação feita pelas pessoas que moram no entorno, a mudança de mão dupla para mão única da rua lateral à praça. Quando o projeto estiver finalizado pela prefeitura, Salomão disse que irão procurar um adotante para a manutenção do local.

Durante a reunião também foi discutido o Projeto Arboriza Floripa, da startup Arboran, que foi apresentado pela Floram. O projeto prevê a arborização de várias ruas da cidade, como a rua Crispim Mira, localizada no centro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. […] dos projetos encaminhado pelo CODECEN à prefeitura é o de revitalização da  Praça Olívio Amorim, na Av. Hercílio Luz, indicado pela FloripAmanhã. De acordo com o coordenador do Grupo de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *