Carlos Moisés promete liberar obra da SC-401 e dispara: “não precisa de pressão de prefeito”
06/02/2019
MP recorre ao TJ para pedir bloqueio de R$ 233 milhões desviados da ponte Hercílio Luz
06/02/2019

Novo comando dos Bombeiros quer parcerias para manutenção de postos guarda-vidas

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 06/02/2019)

O coronel Edupércio Pratts assume oficialmente nesta quarta-feira (06) o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. No subcomando estará o coronel Charles Vieira. Ambos tomam posse às 10h30 e já estabeleceram como foco quatro pontos principais.

O mais atual deles trata-se do reforço das ações da operação Veraneio. Os novos comandantes querem fazer parcerias público-privadas para a manutenção dos postos de guarda-vidas do litoral catarinenses. A medida já é colocada em prática em cidades como Itapema e Navegantes.

Pratts lembra que o custo para recuperação das estruturas, constantemente depredadas por vândalos, é elevado. Com as parcerias, empresas cuidariam destes locais e poderiam explorá-los com publicidade. Da mesma forma, segundo o novo comando-geral, a intenção é levar essa iniciativa para ações em rios e lagos no interior de Santa Catarina onde não há cobertura de guarda-vidas.

– Precisamos potencializar os cuidados nos rios e lagoas. Percorremos e sabemos onde ficam estes locais. Agora precisamos sinalizá-los. Uma das ideias é criar barreiras dentro da água com bóias para evitar acidentes – explicou Vieira.

O segundo ponto dentro dos focos de trabalho do novo comando-geral é o de efetivo. Pratts garante que o governador Carlos Moisés sinalizou para a contratação de soldados ainda em 2019. Há 292 excedentes do último concurso prontos para começarem a formação. O processo seletivo tem validade até o próximo mês, mas será prorrogado para março de 2020.

Como terceira meta entre as principais, os comandantes querem digitalizar todo o processo de vistoria e emissão de alvará. Uma das ideias é fazer tudo online, sem a necessidade do protocolo em papel na sede dos bombeiros.

Por fim, o quarto e último ponto de destaque é a atenção com projetos sociais, como por exemplo o Bombeiro Mirim. Pratts e Vieira vão procurar o secretário de Educação, Natalino Uggioni, para incluírem no currículo dos alunos da rede estadual aulas da atividade, assim como ocorre com o Proerd, da Polícia Militar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *