Bloqueio em frente à rodoviária de Florianópolis será definitivo no fim de tarde
18/12/2018
Reunião na Fiesc debate prazo para conclusão do contorno viário da Grande Florianópolis
18/12/2018

Living Lab Florianópolis: Conheça os projetos selecionados no programa de inovação para cidades inteligentes

Os dez projetos que vão compor a primeira edição do Living Lab Florianópolis, iniciativa para desenvolver soluções para cidades inteligentes na Capital, foram anunciados nesta segunda-feira (17.12) pela comissão técnica – nos últimos dias foram selecionados os 20 melhores projetos, que passaram por etapa de entrevista com os empreendedores.

Lançado no final de outubro, durante o Smart City Forum, o Living Lab Florianópolis é um programa da Rede de Inovação municipal, convênio da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) com a Prefeitura de Florianópolis e metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é integrar entidades, empresas, academia, governo municipal e moradores, para gerar pesquisa e desenvolvimento para tornar a capital catarinense em uma cidade inteligente.

Entre os projetos selecionados estão plataformas para segurança, controle de tráfego e automação residencial, soluções para agricultores urbanos e para participação dos cidadãos na gestão pública, além de veículos elétricos para compartilhamento.

Conforme definido no edital, as empresas selecionadas agora devem apresentar um planejamento de ações (até a próxima quarta-feira, dia 19.12) e, depois de aprovado, assinam o termo de compromisso que oficializa a participação no programa.

Conheça os 10 projetos aprovados no Living Lab Florianópolis:

Smart Homes – Automação  Residencial e  Predial para monitorar incêndios e notificar autoridades.

ManejeBem – Plataforma  para auxiliar agricultores  urbanos e periurbanos, conectando-os com técnicos agrícolas.

Qendu – Segurança eletrônica com controle de acesso.

Sigmais Traffic – Plataforma  para contagem/monitoramento  do tráfego de veículos.

Smartgreen – Automação para medição, corte e religamento da energia elétrica.

WiFeed – Hotspot de internet com plataforma de mídia para ambientes com fluxo de pessoas.

CityTech – Plataforma para tornar gestão pública participativa e inteligente com uso de inteligência artificial

RunClub –  Plataforma  para conectar  participantes de  eventos esportivos que buscam um local para se hospedarem durante eventos com anfitriões.

ParticipAct / Fundação UDESC – Plataforma colaborativa para participação cidadã

Mobilis – Veículos elétricos para aluguel/compartilhamento.

(SCInova, 17/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *