Empresa de Florianópolis pretende vender carro elétrico a preço popular
24/08/2018
Prefeitura lança novo Programa Floripa Se Liga na Rede
24/08/2018

MPSC volta a abordar moradores de rua no Aterro da Baía Sul, em Florianópolis

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), a Secretaria municipal de Assistência Social, Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) e Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) fizeram ontem uma nova abordagem aos moradores de rua no Aterro da Baía Sul, próximo à estação de tratamento de efluentes da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), no centro de Florianópolis.

De acordo com o promotor de Justiça da Capital, Daniel Paladino, o espaço estava bastante sujo, com muito lixo, e mesmo assim 15 pessoas se abrigavam no local. A equipe ofereceu oportunidade de acolhimento em albergues e programas de assistência, mas ninguém aceitou.

A Comcap realizou a limpeza e recolheu o lixo, enquanto barracas e abrigos de lona foram recolhidos. “Como essas pessoas já haviam sido avisadas que não é permitido o uso desses equipamentos em espaço de uso público, os materiais foram recolhidos”, disse Paladino. Na próxima terça-feira (28), o grupo liderado pelo MPSC deve voltar a fazer ações naquela área.

Campanha contra esmolas

A prefeitura da Capital deve lançar na próxima semana uma nova campanha para desestimular a doação de esmolas. “Não é que as pessoas não possam ajudar, mas geralmente quando recebem dinheiro, os moradores de rua usam para comprar drogas. Então, seria melhor levarem essa contribuição para o espaço que será estruturado pela prefeitura”, disse o promotor.

Segundo a Secretaria de Assistência Social do município, a prefeitura irá lançar uma licitação para contratar uma OS (organização social) que será responsável pelo espaço destinado à alimentação, banho e vagas para dormir, na Passarela Nego Quirido, além de agregar novos voluntários.

Atualmente, são educadores sociais efetivos da prefeitura que realizam esse trabalho. Paralelamente, são oferecidas oficinas de inserção ao mercado de trabalho no Centro Pop, que foi transferido para a rua General Bittencourt, 239.

Fiscalização de imóveis

Outra ação realizada hoje pelo MPSC foi a fiscalização de uma residência na rua Artista Bittencourt, que já havia sido alvo de denúncias por moradores do Centro da Capital.

(Confira Matéria completa em ND, 23/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *