Dia internacional do folclore tem programação cultural gratuita
23/08/2018
Florianópolis prepara campanha para desestimular esmolas a moradores de rua
23/08/2018

Artesanalmente, grades de aço são colocadas no piso da ponte Hercílio Luz em Florianópolis

A restauração da ponte Hercílio Luz chegou à fase da colocação do piso nos 819 metros de comprimento da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente. As 1.296 grades de aço, galvanizadas a fogo, estão sendo instaladas artesanalmente, segundo o fiscal de obra do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), engenheiro Wenceslau Diotallevy. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, ainda não há prazo definido para a conclusão da restauração da ponte, apesar da previsão anterior de mais 12 meses. Ao mesmo tempo, os 340 operários da empresa portuguesa Teixeira Duarte trabalham em quatro frentes.

As grades de aço serão instaladas em uma área de 3.026 m². “As placas gradeadas de aço são colocadas artesanalmente, uma a uma, porque cada furo é diferente do outro. Optamos pelas placas porque na ponte Hercílio Luz tinha um trecho assim, que estava em melhor estado de conservação. Além disso, elas têm menor peso, menor custo e maior durabilidade. As grades também são fáceis de retirar em caso de manutenção futura da estrutura da ponte”, explica Diotallevy.

Produzidas em Mogi Mirim (SP), as placas têm quatro modelos de tamanhos. Em média, cada uma tem 2,24 metros de comprimento, por 1,4 metro de largura. Construídas com barras antiderrapantes, as grades permitirão que os usuários das pistas de rolamento tenham a oportunidade de observar a baía sob seus pés. Isso porque o objetivo da Prefeitura de Florianópolis é liberar somente o acesso à ponte para ciclistas e pedestres nos primeiros meses.

A ponte Hercílio Luz foi interditada para veículos em 1982, mas pedestres e ciclistas continuaram passando pela estrutura até 1991, quando foi fechada por completo. “As grades resgatam um fator histórico, porque antigamente, entre as madeiras, você observava o mar embaixo. É uma emoção que o morador e o visitante de Florianópolis terá novamente”, afirma. Cada grade suporta um peso de 7,5 toneladas em uma área de 200 x 500 milímetros.

(Confira Matéria completa em ND, 23/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *