TCE e a manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos
23/05/2018
Confira as irregularidades apontadas pela Antaq no trapiche de Canasvieiras
23/05/2018

Jardim Botânico do Itacorubi receberá nome de pesquisador do século 19

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 22/05/2018)

O Jardim Botânico do Itacorubi vai receber o nome de Antônio José de Freitas Noronha, madeirense, autor do códice Historia Natural da Ilha de Santa Catarina, a pedido do Governador da Capitania Cel Joaquim Xavier Curado, em 1803. O botânico teve o mérito de ser o pioneiro no registro botânico de espécimes da Ilha de Santa Catarina. Mas seu reconhecimento veio apenas com a edição de sua obra, em 2017, e com esta homenagem  que cultua sua memória, mediante projeto de lei do vereador Afrânio Boppré, aprovado por unanimidade pela Câmara de Florianópolis. A lei já foi sancionada pelo prefeito Gean Loureiro (MDB). Dentre as entidades que contribuíram para este reconhecimento está o Conselho Estadual de Cultura, presidido por Marcondes Marchetti.

Os autores da pesquisa e da obra sobre Noronha são Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco, que localizaram os originais em Lisboa), com a colaboração de Daniel de Barcellos Falkemberg.

O códice foi divulgado na minha coluna semanal, versão impressa, do Notícias do Dia, em 8/4/17. Confira aqui.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *