Indios querem espaço para trabalhar em Florianópolis
18/04/2018
FECAM lança maior evento municipalista de SC
18/04/2018

Granfpolis orienta municípios sobre o Fundo Municipal de Cultura

A criação do Fundo Municipal de Cultura foi o principal assunto tratado na reunião do Colegiado de Políticas Culturais da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, realizada na segunda-feira (16), na sede da GRANFPOLIS. Atualmente, dos 22 municípios da região, somente Florianópolis criou o FMC.

Por meio do Fundo de Cultura, as administrações municipais podem financiar as produções culturais locais legalmente e evitam os repasses pontuais. A assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento, alerta que os Municípios devem criar a Lei do Sistema Municipal de Cultura de acordo com a realidade da região.

– É preciso que tenha um diálogo com a sociedade civil, produtores culturais, artistas, entre outros, para evitar a cópia do sistema utilizado por outros entes, pois nem sempre um consegue atender a demanda do outro -, explicou.

Ainda segundo Adriana, o percentual que o Poder Público vai destinar para este Fundo depende da realidade do Município e da disponibilidade orçamentária no respectivo ano.

– Todos os produtores culturais poderão participar do Fundo Municipal e com isso terão apoio para manter a cultura local viva -, esclarece.

Durante a reunião o contador Gilberto Brasil, diretor Administrativo e Financeiro da GRANFPOLIS, informou sobre a obrigatoriedade do Fundo Contábil e sobre como devem ser feitas as solicitações de CNPJ à Receita Federal. Na oportunidade os membros do Colegiado de Políticas Culturais da GRANFPOLIS elegeram como novo vice-presidente Marcus Vinicius Israel, coordenador de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba.

(Tudosobrefloripa, 17/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *