Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis
29/03/2018
Fecam e 11 Associações de Municípios apoiam o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
29/03/2018

Missão EUA termina com inauguração de escritório conjunto

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) lançaram juntas um escritório em Boston, para facilitar o processo de internacionalização de seus associados para os Estados Unidos. A inauguração foi transmitida ao vivo em evento na sede da entidade de tecnologia em Florianópolis, no dia 21 de março.

O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, participou de parte da Missão aos Estados Unidos e disse: “O que queremos demonstrar é que estamos todos unidos e o que pudermos fazer para o crescimento da economia local, devemos fazer”. (Ouça esse e outros depoimentos abaixo.)

Everton Gubert, ex-vice-presidente e atual conselheiro da ACATE, conduziu o encontro na capital catarinense e contou que desde que conheceu melhor a história empreendedora de Israel, que se tornou uma grande potência tecnológica ao exportar suas soluções para o mundo, tentava implantar iniciativas para incentivar a exportação aos empreendedores do Estado. “O propósito deste programa é consolidar a cultura da internacionalização nas nossas empresas. A chegada da ACATE e da ACIF em Boston irá facilitar o relacionamento dos empresários catarinenses nos Estados Unidos com consulados, entidades setoriais, universidades e seus centros de inovação, incubadoras, aceleradoras e agentes do mercado financeiro”, explicou.

O presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, reforçou que este é apenas o primeiro passo e que a associação trabalhará ainda mais para que seus empreendedores consigam fazer negócios nos EUA. “Muitas vezes pensamos em desistir, mas hoje estamos aqui para entregar este grande sonho”, disse.

De acordo com Luciano Pinheiro, presidente da ACIF, o objetivo da instituição é se posicionar como hub para atrair investidores e grandes empresas a Florianópolis. “Vários indicadores mostram que Florianópolis é um ótimo lugar onde empreender”, destacou. Já Klaus Raupp, embaixador das duas associações nos Estados Unidos, quer tornar os processos mais fáceis para empresas que estão começando a internacionalizar.

Manuel Mendes, sócio do centro de inovação IXL, onde está instalado o escritório norte-americano da ACATE e ACIF, contou que os associados a essas instituições terão acesso a programas de internacionalização de acordo com o estágio das empresas. Eles irão auxiliar os empreendedores catarinenses desde a entender a legislação do país, até a entrar no mercado. “Além disso, temos o desafio e a ambição de tornar Santa Catarina um grande polo de inovação, reconhecido em todo o mundo”, declarou.

O evento encerrou com bate-papo entre Hitendra Patel e Ronald Jonash, referências em inovação. Eles destacaram que a construção desta ponte entre Santa Catarina e os Estados Unidos irá proporcionar muitas trocas entre empreendedores dos dois lugares.

Para que seus associados aproveitem da melhor maneira as iniciativas de apoio à exportação, a ACATE está criando também o grupo temático de internacionalização, que já tem a primeira reunião marcada para abril. “Com isso, vamos eleger juntos as demandas prioritárias e pensar em mais ações para possibilitar a entrada e sucesso das nossas empresas no mercado externo”, esclareceu o consultor Everton Gubert.

(Fapesc, 28/03/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *