Aplicativo permite tour virtual no Museu Histórico de SC
06/02/2018
Lages será sede do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
06/02/2018

SC terá diagnóstico com áreas de risco para prevenção de desastres naturais

Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a ter diagnóstico completo de áreas de risco de desastres naturais. Pelo menos 80 profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começaram neste mês a fazer o mapeamento geológico e hidrológico. O estado catarinense é o terceiro com mais registro de desastres naturais e todas cidades devem ser mapeadas, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o trabalho inédito deve ajudar a identificar melhor quais são as áreas de risco, a melhorar a prevenção nessas áreas, além de aprimorar a emissão de alertas.

“Os dados gerados podem ser usados tanto pelo Estado quanto pelos municípios. É fundamental para planejamento urbano, uso e ocupação do solo”, diz Fabiano de Souza, secretário adjunto de Defesa Civil.
O Estado também será o pioneiro a ter uma metodologia japonesa sendo usada nessa área. “Esse método tem uma resposta mais rápida, tem análise de indícios de instabilidade do terreno e correlaciona com a vulnerabilidade das residências. Será feito em cinco municípios”’, detalha o géologo Thiago Dutra.

O valor do convênio firmado para realização do projeto é de R$ 4.712.596. A iniciativa deve durar 1 ano e meio e tem quatro metas: identificar setores de risco alto e muito alto de movimentos gravitacionais de massa e inundação; elaborar cartas de suscetibilidade; mapear perigo e risco baseado na metodologia desenvolvida por uma metodologia japonesa; e modelar suscetibilidade, segundo o CPRM.

As metas serão entregues em etapas à Secretaria de Estado da Defesa Civil. Por enquanto 75 cidades foram mapeadas.

(G1sc, 05/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *