Movimento no aeroporto de Floripa cresce 10% em janeiro na comparação com o mesmo período de 2017
22/02/2018
Florianópolis pode chegar ao nível de violência do Rio de Janeiro?
22/02/2018

Comemorações dos 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina iniciam-se nesta quinta-feira

Em 1748, o primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou à Ilha de Santa Catarina. Para comemorar, o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), a Direção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, a Casa dos Açores de Santa Catarina, a Fundação Cultural de Florianópolis “Franklin Cascaes”, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), e da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, estarão promovendo várias atividades culturais e cerimônias alusivas à Chegada dos Açorianos à Santa Catarina.

As celebrações dos 270 anos da chegada dos Açorianos em Santa Catarina iniciam nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro com a Sessão Oficial de Abertura na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Em seguida na Rua dos Ilhéus, esquina com Rua Anita Garibaldi será feito o Descerramento da Placa alusiva aos 270 anos do desembarque dos primeiros 461 açorianos em Santa Catarina ocorrido no dia 22 de fevereiro de 1748, depois segue cortejo pelas ruas do centro até o Mercado Público com o grupo folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina, casais festeiros do Espírito Santo, rendeiras, banda filarmônica e autoridades. As atividades do primeiro dia encerra com a abertura da exposição Turismo dos Açores na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis.

Programação

22 de fevereiro de 2018

16h – Sessão oficial de abertura do Ano dos Açores em Florianópolis: comemorativo dos 270 anos de presença açoriana em Santa Catarina
Local: Câmara de Vereadores de Florianópolis
Endereço: Rua Anita Garibaldi, nº 35. Centro. Florianópolis, SC
17h30 – Descerramento da Placa alusiva aos 270 anos do desembarque dos primeiros 461 açorianos em Santa Catarina no dia 22 de fevereiro de 1748.
Local: Rua dos Ilhéus, esquina com Rua Anita Garibaldi. Centro. Florianópolis, SC.
17h45 – Cortejo pelas ruas do centro até o Mercado Público (grupo folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina, casais festeiros do Espírito Santo, rendeiras, banda filarmônica e autoridades)
18h – Abertura da exposição: Turismo dos Açores
Local: Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis
Rua Deodoro S/Nº, esquina com Rua Francisco Tolentino (Arco Superior Sul do Mercado Público). Centro. Florianópolis, SC

23 de fevereiro de 2018

14h30 – Reunião do Conselho Deliberativo do NEA, com Conferência “Acores e Diáspora”, pelo Diretor Regional das Comunidades, do Governo dos Açores, Dr. Paulo Teves (evento aberto a todos os públicos).
Local: Avenida Francisco Severiano dos Santos, 137, Bairro Vila Nova, Porto Belo/SC.
19h30 – Lançamento do livro “Penha – Relicário do Divino”, de Maria do Carmo Ramos Krieger.
Local: Restaurante Pirão D’Agua, Av. São João, 854, Praia de Armação do Itapocorói, Penha/SC.

24 de fevereiro de 2018

14h – Conferência: Experiência de um genealogista através das famílias do antigo Império Português. Jorge Forjaz (evento gratuito)
16h – Oficina: Fazer genealogias hoje em Portugal. Jorge Forjaz (evento gratuito)
Local: Provincialado da Sociedade da Divina Providência. Rua Hermann Blumenau, Nº 102, Centro. Florianópolis, SC
20h – Jantar por adesão com associados e amigos da Casa dos Açores de Santa Catarina com o Dr. Paulo Teves (reservas com Sérgio Ferreira pelo telefone/WhatsApp, 55 48 99965 0483)
Local: Churrascaria Meu Cantinho (antiga Quinta dos Açores), Rodovia José Carlos Daux (SC 401), Nº 10.060. Recanto dos Açores, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, SC

O ano de 2018 foi declarado “Ano dos Açores em Santa Catarina” pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pela Câmara Municipal de Florianópolis e por outros municípios de SC, como São José, Bombinhas, Porto Belo, Garopaba, Palhoça, Itapema, Penha.

(UFSC, 21/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *