Comitiva do Fórum do Turismo de Florianópolis retorna otimista com decisão sobre os beach clubs
25/10/2017
Floripa recebe a Corrida Insana neste domingo
25/10/2017

Liberação para cultivo de moluscos pode sair nesta quarta

Da Coluna de Rafael Martini (DC, 24/10/2017)

Uma lancha da Epagri fará nesta terça uma nova vistoria no Litoral Norte para colher análises do mar onde foi avistada uma grande mancha durante o sobrevoo de helicóptero no sábado. Vão confirmar se trata-se das algas que estariam causando a presença da toxina paralisante PSP em mexilhões. Os exames deram positivos na semana passada em quatro pontos, dos 25 analisados regularmente: Porto Belo, Laranjeiras (Balneário Camboriú), Penha e Ganchos de Fora (Governador Celso Ramos). Por precaução, toda o cultivo de moluscos no Estado (ostras, mariscos e vieiras) foi suspenso.

Enquanto isso… Amanhã ocorrerá uma reunião do comitê sanitário da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura para decidir se libera os locais em que as análises deram negativas, como, por exemplo, Florianópolis e Palhoça. O Estado produz 20 mil toneladas por ano (17 mil de mexilhões e 3 mil de ostras). Uma notificação também foi enviada aos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro alertando sobre a presença da toxina na costa catarinense. O Estado é o único a manter um monitoramento regular sobre a presença de toxinas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *