Praça XV vai receber apresentações culturais todas as quintas-feiras
26/09/2017
Fortaleza de São José da Ponta Grossa ganha nova iluminação de valorização
26/09/2017

Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 entra em fase de estudos

O Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030, finalizou na primeira quinzena de setembro oito Workshops macrorregionais. Cada mesorregião catarinense contribuiu com técnicos do Governo e representantes de entidades da sociedade civil organizada – para a estruturação do plano.

O Plano teve sua concepção no segundo semestre de 2016, e até o momento foram realizados 12 workshops setoriais e 08 macrorregionais, totalizando 20 encontros. Estima-se que aproximadamente 2.100 pessoas participaram com mais de 450 estratégias propostas.

Paralelo aos Workshops realizados, a UFSC, que coopera com a SPG na construção do Plano, realiza entrevistas com especialistas de cada área. As informações coletadas serão analisadas por uma equipe da UFSC, juntamente com os objetivos e estratégias definidos nos Workshops Setoriais e Macrorregionais.

Nessa importante fase serão traçados os principais objetivos e estratégias com definição de metas e indicadores de desenvolvimento e também serão alinhados mecanismos para avaliar como os objetivos e estratégias serão monitorados.

A previsão do Professor Sílvio Cário, que coordena o projeto na UFSC, é que até o final de outubro seja lançada a primeira versão do documento, que apresentará, depois de revisada, os indicadores, os objetivos, as metas e estratégias de desenvolvimento do Estado para 2030.

Sobre o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030
O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 aborda quatro grandes dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, que se dividem ainda em 12 áreas de discussão. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.

É construído de forma participativa a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. Busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.

(SPG, 25/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *