Programa Floripa Iluminada promete “transformar noite em dia” em 1.500 logradouros
25/07/2017
Prefeitura começa a emitir certificado para produtos de origem animal, em Florianópolis
25/07/2017

Udesc promove oficina de indicadores para gestão de políticas públicas em Florianópolis

Cerca de vinte representantes de secretarias e conselhos municipais, de organizações do terceiro setor, assessores do poder legislativo e jornalistas participaram na tarde desta segunda-feira, 24, da oficina “Indicadores como instrumentos de cidadania”, promovida pelo programa de extensão Observatório Floripa Cidadã, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

O encontro é ministrado pelo professor Valério Turnes, com participação das docentes Paula Chies Schommer e Aghata Gonsalves – todos vinculados ao Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag.

Realizada no Laboratório de Informática, a oficina visa sensibilizar e capacitar os participantes quanto à construção e utilização de indicadores, com foco no uso de bases públicas de dados, visando a gestão de políticas públicas. Entre os aspectos destacados, estiveram sua aplicabilidade para o monitoramento e a avaliação de resultados e de impacto de ações e projetos.

“O uso de indicadores, números e estatísticas tem sido fundamental para a criação e o desenvolvimento de políticas públicas. Saber utilizá-los proporciona maior segurança e confiabilidade para a elaboração de projetos e o direcionamento mais assertivo dos recursos, além de aprimorar o controle social e fomentar a participação cidadã efetiva”, explica o professor.

A expectativa dos organizadores da iniciativa é aprofundar a experiência com encontros periódicos – a oficina inaugural desta segunda servirá de referência para a programação da próximas edições. O encontro conta com apoio das acadêmicas Josiani Pinho e Letícia Martins Rodrigues.

Sobre o observatório

O Observatório Floripa Cidadã foi idealizado por professores e acadêmicos da Udesc Esag com o objetivo de contribuir para o exercício da cidadania e a tomada de decisão sobre o desenvolvimento da cidade.

Desde sua criação, o programa atuou na elaboração do relatório Desafios de Florianópolis, apresentado aos candidatos a prefeito em 2012, e, no ano seguinte, acompanhou a aprovação da Lei do Plano de Metas pela Câmara de Vereadores e a elaboração do Plano de Metas para a gestão 2013-2016 da prefeitura, juntamente com mais de 60 organizações que integram o movimento Floripa Te Quero Bem.

Atuam junto ao programa pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa Politeia – Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

(Udesc, 24/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *