Ação impede obra irregular em terreno na Agronômica
14/02/2017
Principais obras do PAC em Santa Catarina estão atrasadas
14/02/2017

Táxis cassados por envolvimento em irregularidades circulam livremente em Florianópolis

Ao longo da última semana, após uma série de denúncias, a reportagem do ND flagrou táxis que deveriam estar recolhidos circulando normalmente pelas ruas de Florianópolis. Por estarem cassados, eles dificilmente cumprem expediente nos pontos de origem e circulam “pescando”, na gíria dos taxistas, para evitarem ser parados pela fiscalização.

“Eu preciso trabalhar, a cidade está cheia de Uber, que rodam sem nenhum tipo de fiscalização, além de mais um monte de ilegalidades. Nós estamos rodando porque entendemos que temos o direito de trabalhar”, contou o motorista de um dos táxis cassados abordado na tarde desta segunda-feira, no Centro de Florianópolis. Ele aceitou conversar com a reportagem desde que não fosse identificado.

“Como os fiscais estão em greve, nós estamos circulando normalmente, mas o que queremos é que a Justiça nos libere para trabalhar”, emendou o motorista, momentos antes de embarcar mais um passageiro que não sabia se tratar de um táxi cassado.

Diante da falta de fiscalização sobre os cassados, existem até mesmo táxis clonados circulando pela cidade. Ou seja, os permissionários usam o mesmo prefixo de identificação em carros diferentes, é o caso do táxi 0061 e 0009, que além de circularem de forma irregular também estão duplicados na praça.

Por outro lado, a retirada dos táxis cassados das ruas faz parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a Prefeitura de Florianópolis e o Ministério Público de Santa Catarina após a constatação de ilegalidades na administração das concessões de táxi do município.

Diante da falta de fiscalização sobre os cassados, existem até mesmo táxis clonados circulando pela cidade. Ou seja, os permissionários usam o mesmo prefixo de identificação em carros diferentes. É o caso dos táxis 0061 e 0009, que além de circularem de forma irregular também estão duplicados.

Permissionários negam irregularidades e tentam liberação na Justiça

A reportagem tentou contato com os permissionários dos veículos que deveriam estar recolhidos, mas que continuam circulando, e conseguiu falar com apenas dois deles. Nos dois casos, as permissionárias Josiane Marcos, proprietária do táxi 0242, e Verlane Puel, do táxi 0353, demonstraram surpresa ao saberem que veículos com número de suas permissões estão circulando.

“Isso não pode estar acontecendo, o meu carro está recolhido”, disse Josiane. Ela afirmou que buscará providências. Igualmente, Verlane disse desconhecer que seu táxi cassado está circulando: “Eu não tenho conhecimento disto, mas vou averiguar”.

Na tarde desta segunda-feira (13), permissionários com as licenças cassadas estiveram no Sindicato dos Taxistas, em Florianópolis, onde debateram a situação das permissões suspensas. Muitos recorreram à Justiça e chegaram a conquistar liminares para continuarem operando, mas a maioria das medidas acabou suspensa nas sentenças que mantiveram as cassações. Agora, eles querem que a Justiça suspenda as cassações.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 14/02/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *