Presidente da Câmara participa de reunião para acabar com comércio ilegal
05/01/2017
E o aterro da Baía Sul? 
05/01/2017

Primeiro relatório de balneabilidade de 2017 mostra melhoria em relação ao ano passado

(Por Ângela Bastos, Diário Catarinense, 05/01/2017)

O primeiro relatório de balneabilidade das praias catarinenses, feito pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), deve ser divulgado nesta quinta. Desenha-se um cenário melhor do que no mesmo período do ano passado, quando em 8 de janeiro foi aceso o sinal vermelho: 71 dos 208 pontos analisados estavam impróprios para banho. Canasvieiras, por exemplo, no norte da Ilha, estava contaminada em toda sua extensão. Todos os oito pontos poluídos.

O primeiro relatório de 2017 aponta para cinco locais próprios em Canasvieiras. Não há, conforme as análises, contaminação próxima ao rio do Braz, o grande vilão que sujou as águas de um dos principais redutos turísticos da Ilha da Magia. Os pontos impróprios ficam para o outro lado da praia. Em toda Florianópolis a situação melhorou: o índice de praias próprias para banho cresceu dos cerca de 53% (2016) para 68% (2017). Nas demais praias do Estado a situação se mantém naquilo que os técnicos da Fatma classificam como dentro da normalidade. Se o primeiro relatório do ano passado revelou 64% pontos próprios, agora são 68%.

De acordo com a Fundação, a melhoria é resultado de fatores como poucas chuvas, obras de saneamento e drenagem pluvial e rigor na fiscalização por parte dos órgãos municipais de meio ambiente, concessionárias de água, como a Casan, e da Fatma. Mesmo assim, ainda há trabalho para a fiscalização devido às ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, as quais vão parar no rio, poluindo a água que chega no mar.

A tendência positiva do começo do ano começou a se desenhar no último diagnóstico da Fatma, de 26 de dezembro. Foi o mês com o maior número de praias catarinenses próprias para banho dos três últimos anos: 78,15% dos 214 pontos analisados estavam próprios para banho. A média para o mesmo período em 2015 foi de 71,55% e, em 2014, de 73,36%. Marlon Daniel da Silva, técnico de laboratório responsável pela análise química das amostras, lembra que o banhista pode acessar o site da Fatma para conferir a qualidade da praia no site da Fundação ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *