​Centro Sapiens seleciona os primeiros na revitalização do centro da Capital
24/05/2016
Audiência pública discute PEC que extingue necessidade de licenciamento ambiental para obras
25/05/2016

IPUF inicia as audiências públicas do Plano Diretor

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) deu início na noite de segunda-feira (23), no bairro do Campeche, à série de audiências públicas determinadas pela Justiça Federal para o debate do Plano Diretor Participativo da Capital. Mais de 300 pessoas participaram do evento, lotando a sede da Sociedade Amigos do Campeche, para dar sugestões e avaliar propostas para a organização urbana da região.

A audiência foi aberta pela superintendente do Ipuf, Vanessa Maria Pereira, que fez uma apresentação global do anteprojeto de lei do Plano Diretor, seguindo as determinações da Justiça. “A intenção do Município, por meio do Ipuf, é receber todas as dúvidas, todas as demandas do cidadão, para que possamos analisá-las, incorporá-las, se possível, à proposta, e dar o retorno ao cidadão, encaminhando as propostas para a Câmara de Vereadores”, explicou.

Especificamente para o Campeche, a superintendente apresentou como conceito proposto pela Prefeitura, no plano original, a preservação ambiental e paisagística das bordas de água, lagoas e topos de morro; a requalificação das bordas de água; o fortalecimento da centralidade junto à avenida Pequeno Príncipe, SC-405 e SC-406; além do uso predominantemente residencial da região e da consolidação de áreas turísticas de baixo impacto.

Os representantes distritais também tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e defenderam a manutenção de áreas de preservação ambiental e áreas com dunas e encostas, que haviam sido liberadas para ocupação urbana depois que o projeto original passou pela Câmara de Vereadores. Também reivindicaram que seja definida uma “capacidade de suporte” para a Ilha como um todo, manifestando preocupação com a oferta de água potável e a ocupação livre da região.

O representante do distrito do Campeche, Ataíde Silva, colocou como propostas do distrito para o Plano Diretor a inclusão do Morro do Lampião na Reserva do Pirajubaé, uma moção contra a construção do emissário submarino de esgoto, a definição de uma capacidade de suporte para a ocupação populacional da Ilha e o fim das outorgas onerosas de áreas públicas, por entender que essas outorgas não estariam atendendo a sua finalidade.

Individualmente, os participantes da audiência tiveram a oportunidade de se manifestar e encaminhar solicitações ao IPUF. Entre as propostas apresentadas, destaque, por exemplo, para a transformação do Campo de Aviação, de propriedade da Aeronáutica, em um parque público ambiental.

A segunda audiência será realizada nesta terça-feira (24), na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no distrito do Pântano do Sul, que abrange Pântano do Sul, Costa de Dentro, Lagoa do Peri, Lagoinha do Leste, Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Praia da Solidão e Praia do Saquinho.

Siga o calendário de audiências públicas no facebook oficial do IPUF e no portal da Prefeitura de Florianópolis.

(Prefeitura de Florianópolis, 24/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. maicon disse:

    Engraçado que se preocupam muito mais em desabrigar famílias que moram a décadas aqui do que impedir construções de condomínios que estão dominando todo o sul da ilha e acabando com nossas praias. Primeiro temos que avaliar o que esta impactando mais no ambiente, e não querer realocar várias famílias, pra mais tarde serem construídos mais condominios nesses mesmos locais. FLORIPA É DE TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *