Pesquisa vai determinar o volume circulante de veículos em Florianópolis
05/05/2016
Centro Sapiens prorroga inscrição para espaço de trabalho compartilhado
05/05/2016

Conselho de Contabilidade lança novo programa para facilitar entendimento de finanças públicas

No momento em que se discute tanto o combate à corrupção e o bom uso dos recursos públicos, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) oferece sua contribuição ao lançar o programa “Contabilizando com o Cidadão”.  A ideia é traduzir os números de balanços e prestações de contas dos órgãos públicos e mostrar com clareza onde são aplicados os recursos vindos de impostos e pagos por todos os cidadãos.

O presidente do CRCSC, Marcello Seemann, apresentou o Programa nessa manhã (4/5) para lideranças contábeis e vai levar a iniciativa para todo o país mostrando os detalhes em reunião do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no próximo dia 18 de maio. O vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco, estava presente junto com Adalberto Aluízio Eyng, do Grupo Gestor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda.

O conselheiro Adriano de Souza Pereira, coordenador da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, está à frente dos trabalhos e mostrou como vai funcionar.  “Além de elaborar e divulgar informações em linguagem de fácil compreensão, vamos capacitar pessoas no desenvolvimento de habilidades de análise e avaliação das finanças públicas. Dessa forma vamos suscitar ainda mais o controle por parte da sociedade”, disse ele, que complementou: “Os dados internos dos governos federal, estaduais e municipais ligados às finanças serão unidos aos dados externos, ou seja, os indicadores.  São os profissionais da Contabilidade que podem fazer essa conexão e dar inteligência às informações que estão dispersas em vários documentos”.

O CRCSC já conta com apoio de entidades empresariais, como Facisc, Fecomércio e Fiesc para ampliar essa divulgação, assim como está afinando parcerias com os observatórios sociais que já fazem um trabalho importante de fiscalização dos gastos públicos em várias cidades do Estado.

Ao fazer um histórico  da legislação que tem facilitado esse conhecimento dos números dos governos e a atuação dos gestores, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000) e a Lei de Acesso à Informação (2011), Adriano ressaltou que o Brasil vem caminhando para atingir um patamar mais avançado de transparência, chamado de dados abertos. “O que todos querem certamente é uma gestão pública mais racional e mais inteligente”, resumiu.

A palavra foi aberta para sugestões no final da apresentação. O Programa Contabilizando com o Cidadão deve ser levado por meio de palestras para as universidades, para mostrar aos estudantes de Ciências Contábeis mais esse campo de atuação, além de ser distribuído materiais impressos em entidades comunitárias e em outros locais.

Todos os infográficos com dados das contas do Governo do Estado e de algumas cidades já estão disponíveis no site do CRCSC.

Balanço Socioambiental –  Na oportunidade, foi lançado também o Balanço Socioambiental CRCSC de 2015. A publicação anual traz informações das atividades do ano realizadas pelo Conselho, assim como resultados das pesquisas entre os profissionais e colaboradores, além de destacar  as ações sociais e divulgar os balanços financeiros da entidade.

(Letra Editorial, 05/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *