Serviços de trânsito não competem mais ao IPUF
16/03/2016
Metade da população brasileira não tem coleta de esgoto, aponta pesquisa
16/03/2016

Obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis recebe 46 notificações do CREA

Desde que começaram as obras do contorno viário em 2014, o Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) tem fiscalizado os trabalhos executados até agora em 16 dos 50 quilômetros do trecho entre Biguaçu e Palhoça. Nesta terça (15), o Crea divulgou um relatório sobre as atividades técnicas em serviços de terraplenagem e drenagem e na construção de obras de arte – viadutos, pontes e passagens superiores e inferiores. Desde o começo da obra foram realizadas 36 visitas da equipe, com 203 cadastros de atividades. Ao todo, são 78 empresas envolvidas nas obras e 46 notificações emitidas, destas apenas nove se transformaram em infrações.
De acordo com o fiscal Juliano Nascimento, as notificações são mais de partes administrativas, como falta de documentos, entre eles o ART (anotação de responsabilidade técnica). As fiscalizações são feitas com o intuito de verificar se profissionais e empresas cumprem as normas vigentes diante da relevância da obra do contorno, que pode diminuir em até 20% o fluxo de veículos na BR-101. “O nosso papel é fiscalizar as atividades de engenharia, orientar os profissionais e observar isso de perto, já que se trata de uma obra muito importante para a região. Registramos todas as atividades técnicas e cumprimos a missão de ações efetivas de proteção à população no que concerne a fiscalização do exercício profissional”, disse.
Apesar da importância da fiscalização do Crea, o trabalho e planejamento não interferem no prazo da obra. Com previsão de conclusão para 2018, dos 50 quilômetros apenas 16 estão em obras. O trecho mais adiantado é o de São José, onde as obras estão mais de 50% concluídas, e o mais atrasado é o de Palhoça, onde ainda não começaram.
De acordo com Marcos Guedes, gerente de planejamento da Autopista Litoral Sul, o maior problema para a liberação dos trechos é a desapropriação de terras. “Será difícil concluir a obra até 2018”, afirmou.
 Detalhamento das obras em cada trecho
TRECHO NORTE
– Do km 177,04 ao km 184,5, no município de Biguaçu, supressão vegetal, implantação de cercas na faixa de domínio, serviços de drenagens e terraplenagem. Confecção de camada drenante com areia, envolvida (envelopada) com manta geotêxtil e implantação de passagem superior no km 182 + 500.
TRECHO INTERMEDIÁRIO 3
– Do km 211,5 ao km 215,6, no município de São José serviços de drenagens, terraplenagem, duas pontes, um viaduto, uma passagem inferior e o trevo com a SC 281.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 15/03/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *