Produto com agrotóxico é vendido como orgânico em SC
01/02/2016
O saneamento e a balneabilidade
01/02/2016

Documentário catarinense ‘Uma Gota.doc’ busca conscientizar sobre a preservação dos oceanos

A praia é deserta e de difícil acesso, mas como que tem lixo nas suas areias? Apresentar a resposta para essa pergunta e mostrar como todos são responsáveis pela sujeira que viaja nas correntes marítimas é o objetivo do do documentário Uma Gota.doc, produzido por moradores de Florianópolis. Organizado pelo Projeto Route, o filme contará com entrevistas de especialistas, pesquisadores, ativistas e moradores de lugares da América do Sul que representam a crescente poluição oceânica.

— Queremos alertar a sociedade sobre a imensa quantidade de lixo que há nos mares e a responsabilidade que cada um tem em mudar isso. Precisamos pensar de foram mais ampla sobre o mundo, nosso hábitos de consumo e as ações políticas que são tomadas — avalia Marcio Gerba, produtor do documentário e Fundador do projeto Route.

Durante a produção do documentário, a equipe realiza limpeza de praias, costões e trilhas. Já foram documentados lugares em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e a equipe se prepara para viajar para Chile, Argentina e Peru para registrar outras regiões. O projeto depende de financiamento coletivo feito por parte de empresas ou civis que queiram se engajar com a causa e cada pessoa

— Cada gota, cada pequena ação, se feita por todos irá resultar em uma grande diferença para os nossos oceanos e meio-ambiente — explica Gerba.

O lixo nos oceanos há muito tempo preocupa ambientalistas e pesquisadores. O Projeto Tamar, também parceiro do documentário Uma Gota.doc, tem ações educativas que mostram como as tartarugas podem confundir o lixo plástico com a alimento, ficarem doentes e morrerem. Também contribuem para o documentário, organizações como o Ecosurfe, que reúne surfistas ativistas na proteção do meio-ambiente; integrantes da Race for Water, que mapeia ilhas de sujeira nos oceanos e o reconhecido capitão Charles Moore, fundador da Algalita – Pesquisa e Educação Marinha e descobridor de uma imensa mancha de sujeira plástica no Oceano Pacífico.

Colabore com o documentário

Além de cada um fazer sua parte e preservar o ambientes em que vive, quem tiver interesse em colaborar para a realização do documentário pode realizar doações através do site do projeto.

(Diário Catarinense, 01/02/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *